domingo, 15 de novembro de 2009

OPenSUSE LiveCD

>>> ATUALIZAÇÃO <<<

Existe um artigo mais novo sobre este assunto, tratando da versão mais nova do openSUSE. Para ler, basta clicar aqui.

No artigo anterior eu mostrei como obter o OpenSuSE. Mostrei também que é possível você experimentá-lo, antes de uma instalação definitava. Pois bem, neste artigo vou mostrar como testar o SuSE, usando o LiveCD.

O boot pelo LiveCD

Para iniciar a utilização do LiveCD, é só colocá-lo na unidade leitora/gravadora de CD e reiniciar o computador.

A primeira tela a ser apresentada será a seguinte:

Tela inicial do LiveCD

Selecionando o Idioma e a Resolução da tela

A primeira coisa a fazer é apertar F2, para selecionar o idioma português (Brasil). Usando as teclas de movimentação (setas), selecione o idioma e aperte Enter. Veja na próxima tela este processo em andamento.

Selecionando o idioma

Agora o próximo passo é apertar F3, para selecionar a resolução da tela durante a utilização do LiveCD.

Na tela a seguir, o processo de escolha da resolução.

Escolha da resolução da tela

Neste artigo vou usar a resolução 800X600.

Feito isto, a tela ficará assim:

Idioma e resolução de tela selecionados

Para continuar, selecione o item "openSUSE LiveCD" e aperte Enter. Alguns segundos se passarão enquanto o SuSE é carregado para a memória. Aproveite para ver o visual bonito do SuSE, sempre em tons de verde, por padrão.

"Splash screen" do SuSE, enquanto ele é carregado

Bem vindo!

Depois que o SuSE é carregado, ele mostra a tela de boas vindas, como mostrado abaixo:

Tela de "boas vindas"


Neste ponto, nós já podemos fazer um teste. Se tua máquina tiver uma conexão à internet, e o SuSE detectou e configurou tua placa de rede, você já pode navegar pela internet. Basta clicar em "Show Introduction to KDE4", que o browser FireFox será aberto, como mostrado a seguir.

FireFox exibindo a tela de introdução para o KDE

Observando a tela acima, podemos ver a "cara geral" do SuSE. Note a Barra de Tarefas na parte inferior, exibindo os icones do FireFox e da tela de boas vindas, bem como diversos outros: o icone do Menu de Aplicações; alguns ícones para aplicativos (FireFox e Dolphin) e, do lado direito, a "bandeja do sistema", mostrando os ícones informações, relógio, sair e bloquear.

O "Painel do Plasma"

Agora vamos fechar o FireFox e a tela de boas vindas, para darmos uma olhada na "cara geral" do SuSE. Veja a figura abaixo.

Tela "Painel do Plasma"

Na verdade, a tela do SuSE é chamada de "Painel do Plasma". Nela, podemos encontrar a pasta da Área de Trabalho (Desktop Folder) e a Barra de Tarefas .

O Painel do Plasma é um dos recursos mais interessantes e bonitos do SuSE. Totalmente configurável, você pode deixá-la a seu gosto, incluindo e retirando widgets.

Na janela da Área de Trabalho (Desktop Folder), você encontra alguns ícones úteis: FireFox (o navegador de internet), Meu Computador (My Computer), Office (aplicativos do openOffice, que faz tudo o que o Office da Microsoft faz) e o openSUSE (atalho para o "Boas vindas").

Aplicativos do openOffice

Os aplicativos openOffice

Com o openOffice, você pode fazer tudo que faria com o Office da Microsoft. A diferença é que o openOffice é grátis! Com ele você pode criar documentos os mais variados, tais como documentos de texto profissionais e bem formatados, planilhas, apresentações e até mesmo bancos de dados (equivalente ao Access).

É tudo em português!

Embora no LiveCD algumas coisas sejam exibidas em inglês, na versão de instalação do SuSE tudo será exibido em português. No LiveCD é assim pois as bibliotecas de suporte ao português não estão no CD. Mas no DVD de instalação tem tudo!

Conhecendo as aplicações do SuSE

O SuSE Linux é repleto de aplicações já bastante amadurecidas e bem profissionais. Existem aplicações para gravação de CD/DVD, programas para edição de imagens tão bons quanto o PhotoShop, aplicações para multimida, etc.

Para ter acesso as aplicações do SuSE, você começa clicando no icone do "Lançador de Aplicações", aquele botão verde com o camaleão sorridente, no canto inferior esquerdo da tela. Veja as figuras a seguir:

O "Lançador de Aplicações" do SuSE

Aplicações para multimidia

Aplicações gráficas

Aplicações para a internet


O GIMP

O GIMP é o editor gráfico OpenSource mais conhecido e, certamente, o melhor de todos. Ele é praticamente equivalente ao PhotoShop. Com ele você pode manipular imagens de várias maneiras, tais como corrigir distorções em fotografias, retirar partes dela, remover "olhos vermelhos", uma série de coisas...

A tela do GIMP



O K3B


O K3B é o programa para criação/gravação de CD e DVD. Veja a seguir sua aparência.

O K3B

Existe uma infinidade de aplicativos OpenSource para Linux que sem sombra de dúvidas podem substituir as versões comerciais existentes por aí. Até o famoso AutoCad tem seu correspondente OpenSource no Linux! Em outro artigo eu apresentei um link para uma lista de softwares para Windows e seus correspondentes gratuitos para Linux. É enorme e vale a pena conhecer.


THE END


Comentem, critiquem, fiquem à vontade!




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário