quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Tarefas pós-instalação 5: Repositórios e Instalação de Software

Como qualquer sistema operacional, o openSUSE oferece uma gama variada de software básico. Mas, como qualquer usuário de computador, você certamente vai querer muito mais...

Neste artigo vou mostrar onde obter facilmente software para o openSUSE e como fazer a instalação.


O Repositório do PackMan (Package Manager)

No artigo sobre atualizações, eu mostrei como adicionar repositórios no openSUSE para sua atualização. Neste artigo vou falar sobre o Package Manager, ou mais "carinhosamente" PackMan.

O Package Manager é, talvez, o maior e mais importante repositório "não oficial" do openSUSE. Não fique preocupado com o "não oficial", pois ele é recomendado e divulgado pela equipe criadora e mantenedora do openSUSE. É chamado de "não oficial" apenas pelo fato de não ser hospedado nos servidores oficiais da Novell (dona do openSUSE).


Adicionando o Package Manager aos teus repositórios

Você adiciona o repositório do PackMan da mesma forma:
sudo zypper ar http://packman.mirrors.skynet.be/pub/packman/suse/11.2/ PackMan

Agora vamos definir a prioridade do repositório:
sudo zypper mr -r -p 80 PackMan

Além dos repositórios oficiais do openSUSE (Oss e Non-Oss), você certamente precisará instalar o repositório do PackMan. O Pack oferece vários pacotes adicionais para o openSUSE. É o maior repositório de software para o openSUSE.


O Gerenciador de software

Agora que adicionamos o repositório do PackMan, podemos iniciar o Gerenciador de Softwares do Yast, para instalarmos alguns programas básicos. Observe a tela abaixo:


Importando a chave do PackMan

O openSUSE tem um mecanismo de segurança que exige que repositórios sejam registrados através de uma chave de segurança. Você só poderá instalar softwares de um repositório se a chave estiver registrada. Como sabemos a origem do PackMan, podemos confiar nele! É só clicar em "Importar".

Uma vez no gerenciador de software, podemos pesquisar por softwares instalados ou não instalados. Caso o software já esteja instalado, você poderá desinstalá-lo. Mas se é instalar um software que você quer, este é o lugar para pesquisar também!


Instalando o RAR

Acho que todos conhecem o RAR! Mas como ele é um software patenteado, você não irá encontrá-lo nos repositórios oficiais do openSUSE. É aí que entra o PackMan. Veja na figura abaixo o processo de instalação do RAR.


Instalando o RAR, via PackMan

Observe no painel "Dados técnicos" de onde o RAR está vindo!

Para instalar um software, basta fazer o seguinte: pesquisar, localizar na lista do lado direito, selecionar para instalar e clicar em "Aceitar".

DICA: Uma das "consequências" de instalar o RAR é que o Dolphin agora terá a habilidade de compactar arquivos e pastas, além de poder também descompactar arquivos que você baixar da net e que estejam em formato RAR.


Instalando softwares com o zypper

A forma mais rápida de instalar softwares é através do zypper. Se você sabe o nome do pacote do sofware que deseja instalar, nada de abrir o Yast e sair clicando, clicando, clicando... Basta abrir um terminal e acionar o zypper. É simples, rápido e infalível!

A título de exemplo, vou mostrar como instalar o XMMS, um tocador de MP3 muito parecido com o velho WinAMP. Veja na figura abaixo como instalar o XMMS, via zypper.


Instalando o XMMS com o zypper

Finalizada a instalação, você pode abrir o XMMS em Aplicativos / Multimidia / Reprodutor de Áudio. Veja na figura abaixo a "cara" do XMMS.


O XMMS



O Webpin: Pesquisa de pacotes via browser


Outra forma de instalar softwares no openSUSE é via portal oficial de pesquisa de softwares e pacotes. É muito simples: você pesquisa por um software ou pacote e ele mostra o resultado. Caso o software seja encontrado, ele disponibiliza um botão para a instalação em um clique! Acompanhe as duas figuras a seguir.


Pesquisando no Webpin


Pesquisando pelo MPlayer



Resultado da pesquisa por mplayer no Webpin


Nossa, muita informação na tela!

O maior inconveniente deste método é que a pesquisa será feita em todos os repositórios do universo conhecido! O resultado, então, é uma lista enorme de "coisas" relacionadas à pesquisa (mplayer). Para os experts isto causa incertezas! Imagine para os leigos...


Refinando a pesquisa

Uma forma de contornar isto é "refinar" a pesquisa. O pacote do mplayer, na verdade, é chamado de MPlayer. Então vamos refazer a pesquisa, respeitando agora maiúsculas e minúsculas. Veja na figura abaixo o resultado.


"Refinando" a pesquisa


Humm, melhorou, mas ainda tem outro incoveniente! Mas, para saber qual é, vamos instalar o MPlayer. Clique no botão "Install" ao lado direito do item "MPlayer (1.0rc2_r29796)". O importante depois disto é selecionar a opção "Abrir com o: Gerenciador de Meta Pacotes do Yast". Veja a figura abaixo, para esclarecer.




Agora veja na próxima figura qual o outro inconveniente.




Note que o MPlayer foi encontrado pelo Webpin no repositório do PackMan! Nós já não temos o PackMan instalado? Não seria melhor ter pesquisado antes no Gerenciador de software?


Mas, tudo bem, prossiga com a instalação!


Serão exibidas algumas mensagens de alerta, em algum momento será solicitada a senha do root e, outras e mais outras mensagens até que finalmente a instalação poderá ser feita!






A DICA que eu dou é a seguinte: use o Webpin como último recurso!


Finalmente, veja o MPlayer exibindo um filme com legendas (.srt).







Usando o RAR, via Dolphin


Para finalizar esta etapa, vamos ver o Dolphin utilizando-se do RAR, para compactar uma pasta. Veja na figura a seguir.


Usando o menu de contexto do Dolphin


Bacana!


Outras formas de instalação


Apesar de que com as configurações que fizemos até agora 98,88% dos softwares poderão ser encontrados e instalados via Gerenciador de software, existem os outros 1,22%!!!

Quando você pesquisa por um software para Linux, você poderá encontrá-lo em forma de pacote, que no caso do openSUSE o formato é RPM, ou em forma de "software instalável", geralmente oferecido com .run, .bin ou no formato TAR.GZ.

Seja como for, você precisará desenvolver esta habilidade! Em outro artigo irei falar de como instalar softwares no openSUSE que sejam obtidos no formato RPM ou TAR.GZ.


Comentem, critiquem, fiquem à vontade!




.

Um comentário:

  1. MUITO BOM MESMO!

    PARABÉNSE ESPERE POR MINHAS OUTRAS DÚVIDAS COMO RODAR PROGRAMS JAVA NA REDE, RODAR O VUZE E OUTRAS.

    GRANDE ABRAÇO.

    joao.favaris@gmail.com

    ResponderExcluir