Se você instalou o Windows depois de ter instalado o openSUSE, certamente foi surpreendido pelo "sequestro" do teu computador: ele assumiu tudo e mandou o openSUSE para o "saco".
Talvez por isto você tenha pesquisado informações e tenha vindo parar no meu Blog. Sorte a tua ;-)
Em meu último artigo mostrei como recuperar o GRUB, depois de uma instalação do Windows. Acontece que depois de recuperar o GRUB, quem "desapareceu" foi o Windows. Neste pequeno artigo vou mostrar como adicionar o Windows ao menu do GRUB, para que o openSUSE e o Windows possam conviver juntos pacificamente, apesar de esta não ser uma boa idéia para a Micro$oft, ao que parece.
Como descobrir em qual partição está o Windows
Antes de mais nada, é preciso saber em qual partição o windows está instalado. Em meu artigo anterior, mostrei como fazer isto. Mas há outra maneira mais simples, já que você está acessando o openSUSE normalmente. Para isto, abra o Yast (Configurações do Administrador) e, na seção Sistema, selecione Particionador.
Não se assuste com as advertências! Siga em frente, quando você então verá uma tela parecida com a mostrada na figura abaixo.
Verificando as partições no disco
O Sistema de arquivos do Widows é NTFS. Então, como mostrado na figura acima, em nosso exemplo o Windows está instalado na partição /dev/sda4. Agora que temos esta informação, basta clicar no botão Cancelar e fugir do "perigo".
Adicionando a partição do Windows no menu do GRUB
Agora que já sabemos em qual partição está o Windows, vamos abrir o Carregador de Inicialização, que também fica na seção Sistema. Agora observe a figura abaixo.
Configurações do menu do GRUB
Para adicionar o Windows ao menu do GRUB, basta clicar no botão Adicionar, na tela de configurações do carregador de inicialização (mostrada acima).
Na próxima tela que será exibida, depois de clicar no botão Adicionar, você deve selecionar Outro sistema (chainloader), e clicar em Próximo. Na tela que aparecer, você completa as informações, como mostrado na figura abaixo.
Adicionando o Windows a menu do GRUB
Em Nome da seção você escreve o que irá aparecer no menu do GRUB. Em Outro sistema, você seleciona a partição onde o Windows está instalado (/dev/sda4, em nosso exemplo).
É muito importante que você ative a opção Ativar esta partição quando selecionada para inicialização. Coisas do Windows...
Agora é só clicar em Ok, para voltar à tela anterior.
Editando o Menu do GRUB
Você pode aproveitar este momento para retirar coisas indesejáveis do menu, como por exemplo a opção de boot pelo disquete! Pode também usar os botões para cima e para baixo, para alterar a ordem dos itens no menu.
Quando tudo estiver como deseja, basta clicar em Ok, para encerrar este procedimento.
Veja na figura abaixo como ficaram as configurações em nosso exemplo.
O menu do GRUB editado
Finalmente, você pode reiniciar o computador e ver a nova opção de boot: O Windows!
O Windows aparecendo no menu do GRUB
E, para encerrar, o Windows rodando.
O Windows 7!
Comentem, critiquem, fiquem à vontade!
.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário