Você pode experimentar o openSUSE Linux sem a necessidade de instalar ele em seu computador. Existem duas formas para isso: usar a tecnologia de virtualização, e testar ele dentro de uma máquina virtual; ou usar um Live DVD. Nesse artigo vamos ver como usar um Live DVD.
Mas se ficou curioso sobre virtualização, aqui vai uma "preleção": através da virtualização você pode instalar, testar, fuçar, mexer, fazer o que quiser dentro de um ambiente isolado da sua máquina real. Assim, você pode não só conhecer e testar outros sistemas em tua máquina real, como vai poder fazer isso sem medo de cometer algum erro e "ferrar" sua estação de trabalho!
Se quiser saber mais sobre virtualização, pode ler uma série de artigos sobre isso aqui mesmo no Blog, a começar por aqui (clique aqui)!
Objetivo principal: Testar o hardware do seu computador!
A razão pela qual recomendamos testar o openSUSE através do Live DVD é verificar se o openSUSE vai reconhecer adequadamente o hardware do computador e instalar os drivers corretos para video, audio, rede e Etc. Se após um bom período de testes tudo se comportar de forma estável, é seguro partir para uma instalação definitiva.
É correto dizer que, atualmente, o Linux reconhece adequadamente praticamente todo tipo de configuração de hardware encontrada no mercado. Até porque, os grandes players de mercado, a exemplo da IBM, Oracle, e até mesmo a Microsoft(!) estão investindo bastante para que as coisas funcionem bem no Linux.
Parêntese: Live DVD KDE ou Live DVD Gnome?
O openSUSE oferece duas versões oficiais de Live DVD: uma com o ambiente KDE e outra com o ambiente Gnome.
O processo de inicialização dos dois é praticamente idêntico! Nesse artigo vamos começar colocando telas capturadas usando o Live DVD com KDE. Na versão usando Gnome será tudo praticamente do mesmo jeito, até chegar no Ambiente de Trabalho. Naturalmente, quando chegarmos no ambiente de trabalho, iremos sinalizar as diferenças e mostrar as telas equivalentes para ambos.
O boot pelo LiveDVD
Para iniciar a utilização do LiveDVD, é só colocá-lo na unidade de DVD e reiniciar o computador, optando em fazer boot pela unidade.
Selecionando o Idioma e a Resolução da tela
Agora o próximo passo é apertar F3, para selecionar uma resolução da tela durante a utilização do LiveCD. Esta opção só deve ser utilizada se você tiver algum problema com a resolução padrão (modo automático). Caso deseje trabalhar numa resolução menor que a máxima permitida pela sua placa de video, use F3.
Na tela a seguir, o processo de escolha da resolução.
Finalmente, o BOOT!
Para continuar, selecione o primeiro item do menu ("openSUSE Leap 15.0 KDE Live") e aperte Enter. Alguns segundos se passarão enquanto o SUSE é carregado para a memória. Aproveite para ver o visual bonito do SUSE, sempre em tons de verde, por padrão.
Bem vindo ao Ambiente de Trabalho!
Depois que o SUSE é carregado, ele mostra a área de trabalho "vazia", como mostrado nas figuras abaixo:
Ambiente de trabalho do KDE |
Ambiente de trabalho do Gnome |
Configurando o teclado
É muito provável que o teclado não esteja adequadamente configurado! Pelo menos em nossos testes os caracteres acentuadas (para variar) ou não funcionavam ou estavam "embaralhados", tanto no KDE quanto no Gnome. Então vamos ver como corrigir isso rapidamente.
KDE
No KDE, é preciso abrir o Yast e, na seção Hardware, clicar no ícone System Keyboard Layout. Apesar de o mapa de teclado "Português (Brasil)" já estar selecionado, o teclado não está configurado como deveria! Para corrigir isso, basta clicar em outro mapa de teclado e clicar de volta em "Português (Brasil)". É isso! Parece ser um Bug de configuração...
Corrigindo o Bug no mapa de teclado do KDE |
Se não lembra ou não sabe como abrir o Yast, vai uma dica em forma de figura:
Clique no botão Iniciar e digite yast |
Gnome
No caso do Gnome não é exatamente um Bug. Mas apesar de o Live DVD iniciar com o idioma em português, a "Fonte de entrada" (mapa de teclado no KDE), está em inglês, como podemos ver na figura abaixo:
Para corrigir isso, devemos adicionar o nosso teclado. Clicando no [ + ] logo abaixo de Inglês (EUA) poderemos adicionar nosso idioma como Fonte de entrada. A figura a seguir ilustra esse momento:
E onde fica esse Painel de configurações?!
Para abrir o Painel de configurações do Gnome, basta clicar no botão "Power" do Gnome, e depois no ícone com as "ferramentas"... Mais uma vez, mostramos uma figura em forma de dica:
Depois que configurar a fonte de entrada no Gnome, ainda é necessário selecionar a Português (Brasil) no menu que vai aparecer na barra de tarefas após a configuração, como podemos ver na figura abaixo:
Explorando o Ambiente
Resolvido o problema do teclado, vamos ver o que podemos encontrar no Live DVD.
Infelizmente, essas últimas versões do Live DVD não vêm "abarrotados" dos aplicativos mais comuns que você pode encontrar no Linux e que são similares aos que você precisa pagar para usar.
O que dá para fazer, tanto na versão KDE quanto na versão Gnome, é conhecer seus respectivos ambientes (KDE ou Gnome).
O Ambiente Plasma, do KDE
No KDE nós temos o Plasma, que é um ambiente muito bonito e 100% configurável, sob todos os aspectos. Na área de trabalho, por exemplo, é possível incluir toda uma variedade de widgets, que vão dos "firulas e mais firulas" até alguns mais úteis, digamos assim. Basta clicar com o botão direito na área de trabalho do Plasma e selecionar widgets... para ter acesso a uma variedade deles. Na figura abaixo, podemos ver alguns em ação!
Decoração do KDE
O ambiente shell do KDE
KDE e integração com a(o) Google
O Ambiente do Gnome
No Gnome as coisas são mais enxutas que no KDE. Nas palavras da própria SUSE, o Gnome é...
"...um ambiente de trabalho atraente, fácil de usar e totalmente gratuito para sistemas UNIX, com aplicações para atender todas as exigências da computação moderna."
Clicando em Atividades, o Gnome mostra uma barra de aplicativos configurável e um campo para pesquisa, onde você pode procurar por aplicativos da Comunidade. Se ele estiver instalado, basta clicar e executar. Se não estiver instalado, ao clicar você será questionado se deseja fazer a instalação.
Lista de aplicativos no Gnome |
O Firefox funcionando no Gnome |
O LibreOffice funcionando no Gnome |
Resumo da Ópera
Como visto, através do Live DVD dá para ter uma ideia de como as coisas funcionam tanto no KDE quanto no Gnome. Infelizmente, não dá para sair instalando programas, embora exista essa opção! O "problema" é que o ambiente Live é muito minimalista, e só tem 1GB de RAM Disk disponível em tempo de execução. Você pode experimentar instalar alguns programas, para teste, e a maioria dessas experiências até vai dar certo. Mas quando você reiniciar ou desligar, tudo será descartado, pois não se trata obviamente de uma instalação normal.
Espaço em RAM Disk disponível durante uma seção Live DVD |
Como podemos ver na figura acima, o sistema Live DVD é montado numa partição RAM Disk de +/- 1GB (LiveOS_rootfs), ficando +/- 934 MB livres para experiências!
Para saber mais
Para saber mais sobre o openSUSE, clique aqui.
Para saber mais sobre o KDE, clique aqui.
Para saber mais sobre o Gnome, clique aqui.
Até o próximo!
Rings of Gold (Thrillingstone) - TITanium Cross Necklace
ResponderExcluirRings of Gold (Thrillingstone) joico titanium This titanium razor ring is also part of the titanium nose stud Thrill fallout 76 black titanium of septcasino the West Gold Collection from 2015.
important link realistic dildo,dildo,sex chair,sex chair,vibrators,custom sex doll,vibrators,dog dildo,sex toys useful source
ResponderExcluiruseful content sex chair,dog dildo,dildos,sex toys,cheap sex toys,sex dolls,male sex dolls,wholesale sex toys,wholesale sex doll click this link here now
ResponderExcluirr281c9qftaz415 dildos,dildos,dog dildo,G-Spot Vibrators,wolf dildo,G-Spot Vibrators,women sexy toys,horse dildo,vibrators l002q4pegil435
ResponderExcluir