terça-feira, 17 de novembro de 2009

Tarefas pós-instalação 2: Atualizações

Manter o sistema operacional atualizado é sempre a melhor coisa a se fazer pois, por mais que a equipe de desenvolvimento faça testes, sempre aparece algum bug ou falha de segurança, na medida em que as pessoas vão usando.

Neste artigo vamos falar sobre como funciona o mecanismo de atualizações do openSUSE. No próximo artigo, vamos falar sobre como atualizar o KDE e o Firefox.

Atualizações automáticas

Se durante a instalação do SuSE foi detectada uma conexão à internet, então o Yast configurou os Repositórios de atualização do openSUSE e aproveitou para atualizar logo o que era preciso.


Os Repositórios de Atualização do openSUSE

Para ver como estão as configurações de atualização em teu sistema, a alternativa mais comum é abrir o centro de controle do Yast. Então é só clicar em Repositórios de software, na seção Software. Observe a figura abaixo, antes de continuarmos.

Repositórios de atualização do openSUSE

Ignore por enquanto os dois primeiros repositórios da lista, e vamos nos concentrar naqueles que estão habilitados abaixo deles.

O repositório mais importante do ponto de vista das atualizações do sistema operacional é o "Atualizações para openSUSE 11.2-0". Os repositórios Oss e Non-Oss dizem respeito a aplicações instaladas (ou não) no openSUSE.

Configurando os Repositórios

ATENÇÃO: Os repositórios de atualização são configurados automaticamente durante a instalação. Não precisa instalar nenhum deles, a não ser que você tenha selecionado as opções avançadas de instalação e não tenha configurado as atualizações automáticas. Leia todo o artigo, antes de fazer qualquer coisa!

Caso os repositórios não estejam configurados, temos que fazer isto já! Para fazer isto, precisamos saber a finalidade de cada um, e onde encontrar as informações. O melhor lugar é a página oficial do openSUSE. Mas não precisa ir até lá agora, basta continuar lendo o artigo.


O repositório Update

"Repository for official security and bugfix updates." -- Repositório oficial para atualizações de segurança e correção de bugs.


"The main repository, open source software only." -- O repositório principal, apenas software Open Source. Todos os programas neste repositório são, seguramente, Open Source, ou seja, não tem nenhum tipo de restrição de patentes, licenças, etc.


"Non free (as in freedom) software, such as Flashplayer, Java, Opera, IPW-firmware, RealPlayer etc." -- Softwares não-livres, tais como Flash, Java, ...

O repositório do KDE

Aqui aparece um link para outra página, com uma infinidade de informações, certamente confusas para iniciantes. Calma, vou explicar isso tudo a seu tempo...

O repositório do Gnome

(Idem)


Onde encontrar estas e outras informações

Estas e outras informações podem ser encontradas nas páginas oficiais do openSUSE. Como dizem que melhor que dar o peixe é ensinar a pescar, vamos mostrar o caminho que seguimos para chegar nestas informações. Assim, você poderá encontrar por si mesmo outras informações a respeito de repositórios, quando precisar.

Tudo começa na página inicial do site oficial do openSUSE. Veja a figura abaixo.

Página oficial do openSUSE, em português

Aprenda a ler esta página. Principalmente atenda ao convite "Discover It"! Mas agora o que nos interessa é o convite "Get It". Veja a figura abaixo o que aparece quando você clica em Get It.

Descobrindo repositórios para o openSUSE


Ao se clicar em "Repositórios de pacotes", uma nova página será exibida com uma profusão de repositórios. Mas os que estamos buscando agora são os oficiais. Veja agora a próxima figura.

Onde encontrar os repositórios oficiais

Todos estes passos para chegar em https://en.opensuse.org/Package_repositories! É melhor guardar este link em teus favoritos.

Bem, agora que achamas onde ficam os repositórios oficiais, vamos identificar o que interessa:

Repositórios oficiais e semi-oficiais


Adicionando um repositório

Vou mostrar duas maneiras de se adicionar um repositório: a visual, usando o Yast, e a "manual", usando o zypper, um utilitário poderoso de linha de comando. Eu acho o modo como o zypper adiciona e gerencia repositórios bem mais simples. Mas tem pessoas que ficam com "urticária" só de pensar em usar a linha de comandos.

Se me lembro bem, estamos com a tela de "Repositório de softwares configurados" aberta. Para adicionar um repositório, a primeira coisa a se fazer é copiar o link e depois clicar no botão "Adicionar", quando será exibida a seguinte tela:

Tipo de midia do repositório

Basta apenas aceitar a opção selecionada por default e clicar em "Próximo". Passamos então à próxima tela.

Informando a URL e o nome do repositório

Finalmente, quando clicarmos em "Próximo", o Yast irá checar algumas informações, baixar algumas coisas, e adicionar o repositório.

Usando o zypper para adicionar repositórios

Eu particularmente gosto muito do zypper. O zypper é um utilitário de linha de comando que tanto gerencia repositórios, quanto gerencia pacotes de software. A título de exemplo, vamos adicionar o repositório Oss usando o zypper. Basta abrir um terminal e usar a seguinte sintaxe:

zypper ar URL ALIAS

Onde URL é o link para o repositório e ALIAS é o nome que você quer dar a ele. Veja a figura abaixo para mais detalhes.

Adicionando um repositório com o zypper

Note na figura que o comando falhou, pois o comando foi executado como o meu usuário (cawasame). Para usar o zypper, é preciso estar "logado" como root (su). Alternativamente, vocẽ pode usar o comando sudo. Este comando cria uma seção temporário com privilégios de super usuário (root ou su) e executa um comando. Ex.:


sudo zypper ar http://download.opensuse.org/distribution/11.2/repo/oss/ openSUSE11.2-Oss

Após informar a senha do root, o comando será executado e o repositório adicionado.

Como exercício, vou deixar para você adicionar o repositório Non-Oss, usando o método a sua escolha!


Efetivando as Atualizações

Agora que os repositórios de atualização foram adicionados, as atualizações podem ocorrer de duas maneiras: de forma automática; de forma "manual".

Modo automático

 No KDE, existe o "Updater Applet". Aquele ícone verde de um camaleão sorridente, que fica na bandeja do sistema. O Updater Applet fica constantemente monitorando os repositórios (em intervalos de tempo programáveis) e, tão logo ele detecte uma atualização, emite um alerta. Veja a figura a seguir, para mais detalhes.

As configurações do Updater Applet

Certamente, esta é a melhor maneira e a menos aborrecedora.

Modo "manual"


Mas se você sabe que saiu alguma atualização importante e não quer esperar o tempo programado, ou se você acabou de configurar os repositórios, certamente você vai querer forçar as atualizações. Aqui temos três opções:

1) Clicar com o botão direito no Updater Applet e selecionar "Verificar agora"; OU
2) Abrir o Yast (Configurações do Administrador) e selecionar "Atualização online", na seção software; OU
3) Usar o zypper! :-)

Na primeira opção, só lhe restará esperar até que algum aviso seja emitido, ou o ícone volte à cor normal, indicando que não há nada a fazer.

Na segunda opção, você verá o andamento da verificação dos repositórios e o resultado: ou uma tela com uma lista em branco; ou uma lista de atualizações pendentes.

Na terceira opção, de forma mais simples (eu acho) e rápida, você vê uma lista de atualizações a fazer, ou uma mensagem de "nada a fazer". Veja na figura abaixo um exemplo:

Verificando atualizações pendentes com o zypper


O comando sudo zypper lu lista as atualizações pendentes. Note na figura acima que tanto o Firefox, quanto o KDE precisam de atualizações.

Para efetivar as atualizações com o zypper, basta o seguinte comando:

sudo zypper up


No próximo artigo, vou mostrar como atualizar o KDE e o Firefox.


Comentem, critiquem, fiquem à vontade!




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário