O Painel do Plasma
Na verdade, a tela do SuSE com o KDE é chamada de "Painel do Plasma". Nela, podemos encontrar a Pasta da área de trabalho e a Barra de Tarefas .
O Painel do Plasma é um dos recursos mais interessantes e bonitos do SuSE. Totalmente configurável, você pode deixá-la a seu gosto, incluindo e retirando widgets.
Segundo a wikipedia, "um widget é um componente de uma interface gráfica do usuário (GUI), o que inclui janelas, botões, menus, ícones, barras de rolagem, etc..
Eu poderia gastar o meu latim falando com minhas próprias palavras, mas eu gostei da descrição da wikipedia. Então, peço venia :-)
Na Pasta da área de trabalho, que é um widget, você encontra alguns ícones úteis: Firefox (o navegador de internet), Meu Computador, Suite de escritório (aplicativos do openOffice que fazem tudo o que o Office da Microsoft faz) e o openSUSE (atalho para o "Boas vindas").
Tela "Painel do Plasma"
Note a Barra de Tarefas na parte inferior, exibindo os icones do Lançador de Aplicativos; alguns ícones para aplicativos (FireFox e Dolphin); e, do lado direito, a "bandeja do sistema", mostrando os ícones informações, relógio, sair e bloquear.
O widget "Pasta da área de trabalho"
Note na figura acima que ao lado direito do widget aparece uma barra com quatro botões: um X na parte inferior (cuidado para não clicar nele!) e três na parte superior. Todo widget mostra esta barra, quando é selecionado. Através dos botões desta barra você pode:
Remover o widget -> Clicando no X (Não pede confirmação! Por isto eu avisei: cuidado);
Redimensionar o widget -> Clicando e arrastando o primeiro botão da parte de cima;
Atualizar o conteúdo da janela do widget -> Clicando no segundo botão da parte de cima;
Configurar o widget -> Clicando no terceiro botão da parte de cima.
Como Remover um widget e como trazer ele de volta
Se você cometeu uma barbeiragem ou intencionalmente removeu o widget da área de trabalho, é muito simples trazê-lo de volta: você na verdade o insere de volta. Observe a figura abaixo, antes de continuarmos.
Bloqueando os widgets no estado em que se encontram
Ferramenta do Painel do plasma
Veja na tela acima que o widget da área de trabalho foi removido (intencionalmente) e observe também que foi clicado no ícone da ferramenta do painel do plasma, que fica no canto superior direito da tela.
Selecione "Adicionar widgets..." e será exibido um quadro de diálogo, como mostrado na figura abaixo.
Adicionando widgets
Uma boa dica para achar algo que você estava usando e "sumiu" de repente, é selecionar a opção "Widgets usados anteriormente", como mostrado na figura. Caso ainda assim você não consiga encontrar o que procura, então selecione "Todos os widgets".
O Widget que mostra a pasta da área de trabalho (ou outra a sua escolha) é o "Exibição de pasta". Encontre-o, selecione-o, e clique no botão "Adicionar widget". Finalmente clique em "Fechar", para voltar-mos à tela do painel do plasma.
Veja agora na figura abaixo que alguma coisa não está como antes!
Widget "Exibição de pasta"
Calma! Por default, este widget exibe o conteúdo da pasta do usuário, aquela que fica dentro de /home. Clique no botão de configuração, para consertar-mos isto! Veja na figura a seguir a opção ( * ) "Exibir a pasta da área de trabalho" sendo selecionada.
Configurando o que exibir
Depois de clicar em Ok, tudo voltará a como era antes. Veja agora na tela a seguir o widget redimensionado e numa nova posição.
widget redimensionado e reposicionado
Eu sinceramente não uso este widget nesta posição. Apenas o coloquei aí para mostrar que é possível! Para reposicionar um widget, basta clicar e arrastar pela barra de título.
Um dos itens do menu de ferramentas do painel do plasma é "Bloquear widgets". Depois que você estiver satisfeito com a forma e a posição de seus widgets, é uma boa idéia selecionar esta opção. Assim, nem aquela barra de botões irá aparecer ao se clicar num widget, nem será possível movê-los para outra posição.
Para encerrar este assunto de widgets, veja na figura abaixo um Desktop enfeitado!
.
Alguns widgets
THE END
Enquanto aguarda o próximo artigo, sugiro você ler o artigo sobre o LiveCD do openSUSE, principalmente a seção final do artigo, onde mostro algumas aplicaçoes do openSUSE.
Comentem, critiquem, fiquem à vontade!
.
Muito bom. Precisa continuar e fazer mais!
ResponderExcluirEu, sem querer, removi a barra de tarefas, e agora não consigo coloca-la de volta. Pode me ajudar?
ResponderExcluir