quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Aplicativos básicos 1: O Dolphin

Quando você instala o openSUSE, aceitando os pacotes padrão, várias aplicações ficam logo à disposição. Podemos citar algumas: O Dolphin (navegador de pastas e arquivos); o openOffice (pacote de "escritório"); o GIMP (Editor gráfico); e outros...

Neste artigo vamos falar sobre o Dolphin, o navegador de pastas e arquivos do KDE Desktop.

O Dolphin

É público e notório que usamos o computador para uma infinidade de coisas. Mas sejam elas quais forem, você termina produzindo ou baixando uma infinidade de arquivos. O Dolphin é o equivalente Linux do Explorer do Windows. Veja na tela abaixo sua aparência e características iniciais.


O Dolphin



Aparência e Características

A tela do Dolphin é divida em partes que precisam ser compreendidas. São elas:


Barra de menu


A barra do menu contém entradas para ações como copiar, mover ou excluir arquivos, alterar a visualização, iniciar ferramentas adicionais, definir suas configurações e obter ajuda.

Barra de ferramentas


A barra de ferramentas fornece um rápido acesso a funções utilizadas frequentemente que também podem ser acessadas através do menu. Para ver uma descrição curta da ação de cada bootão, basta passar o ponteiro do mouse sobre um ícone.


Configurando a barra de ferramentas

Clicando com o botão direito sobre a barra de ferramentas é possível personilizá-la.


Barra de localização


A barra de localização exibe o caminho para o diretório atual. Ele está disponível em duas versões: uma exibe o caminho para o diretório atual com ícones para cada diretório pai numa “navegação estrutural”. Clique em qualquer ícone na navegação estrutural para alterar para aquele diretório. A segunda versão da barra de localização exibe o caminho para o diretório atual como um texto que você pode editar.

Painéis


Por padrão, o Dolphin exibe o painel Locais, na parte esquerda e o painel Informações, na parte direita.

O painel Locais permite um rápido acesso a alguns lugares frequentemente usados como sua Pasta do usuário, o diretório /root do sistema de arquivos, o lixo e mídias removíveis. Existem vários outros painéis que você pode adicionar à janela principal.

Já o painel Informações exibe informações sobre um item selecionado ou apontando pelo mouse.

OBS.: Note que na figura anterior, na qual pretendíamos destacar os painéis, nós "borramos" as demais partes da tela. Para isto usamos um dos Filtros do GIMP.

Campo de exibição ou espaço de trabalho


O campo de exibição ou espaço de trabalho mostra o conteúdo do diretório ou arquivo selecionado. Por padrão, o Dolphin exibe o conteúdo do sua Pasta do usuário na inicialização. Clicando em um diretório ou arquivo, o Dolphin inicia diretamente uma ação: se for uma pasta, ele abre; se for um arquivo ele o carrega (abre) em um aplicativo associado.

Barra de status


Exibe o tipo e o tamanho do arquivo do objeto atualmente selecionado e o espaço disponível em disco.

O Dolphin "customizado"

Na figura abaixo, um exemplo do Dolphin configurado "ao gosto do usuário".


Dolphin reconfigurado


O modo de funcionamento do Dolphin e como alterá-lo


Como qualquer aplicativo com interface gráfica e que se destina a ser uma espécie de "canivete suiço" para o usuário, o Dolphin é muito intuitivo. Então não vou perder tempo falando de obviedades que você pode descobrir em cinco minutos de uso do Dolphin. Mas vou dar umas dicas de como alterar seu comportamento que, às vezes, pode ser "chato"!


Selecionando ou deselecionando arquivos ou pastas

 Por padrão, quando você clica em uma pasta ou arquivo o Dolphin executa uma ação, que é abrir a pasta ou o arquivo. Se o que você quer é selecionar, deve clicar no sinal de mais (+) que aparece no ícone. Observe a figura abaixo, para esclarecimentos.


Selecionando pastas


Observe na figura acima que as pastas Download e Imagens estão selecionadas e a pasta Música está prestes a ser selecionada, clicando-se no sinal de mais.

DICA: Você também pode usar as já conhecidas teclas Ctrl e Shift no processo de seleção de pastas ou arquivos. Para selecionar aleatoriamente, você segura Ctrl e vai clicando nas pastas ou arquivos; para selecionar uma faixa contínua, você segura Shift e clica no primeiro item da faixa e depois no último. Mas, curiosamente, se for utilizá-las, você deve clicar sobre o nome da pasta ou arquivo, e não nos sinais de mais (+) ou menos (-).

Quando uma pasta está selecionada, para deselecioná-la basta clicar no sinal de menos que agora aparece no lugar do sinal de mais. Veja na figura abaixo a pasta Download prestes a ser deselecionada.


Deselecionando a pasta Download


Mudando o modo como o Dolphin "reage" as cliques

Se você é daqueles que preferem usar cliques duplos para executar uma ação, você pode alterar a propriedade de navegação do Dolphin. Para isto, basta abrir "Configurar Dolphin" no menu Configurações e, na seção "Navegação", selecionar "Clique duplo para abrir arquivos e pastas".




Por default, o Dolphin memoriza as propriedades de visão de cada pasta. Se você preferir que todas as pastas sejam exibidas sempre do mesmo modo, basta selecionar "Usar propriedades de visão comuns para todas as pastas", na seção "Geral".


O "plus a mais" do Dolphin

O Dolphin tem alguns recursos interessantes e eu diria até inéditos ou exclusivos. Vamos explorar alguns.

A Barra de Localização e a "trilha de pão" (bread crumb)

A barra de localização tem por finalidade informar o local que está sendo exibido no "Campo de localização (ou espaço de trabalho)".
O termo trilha de pão é uma alusão ao conto João e Maria, onde as personagens, numa tentativa infantil (rsrs) de achar o caminho de volta, iam largando migalhas de pão na trilha. A idéia era achar o caminho de volta, seguindo as migalhas. Pena que apareceram algumas aves famintas e...



Na medida em que você vai entrando nas pastas, as "migalhas de pão" vão sendos deixadas pelo Dolphin, de modo que você pode voltar a qualquer ponto anterior da "trilha", simplesmente clicando na "migalha" certa, na barra de localização. Aqui, diferente do conto, não vai aparecer nenhuma ave para comer as "migalhas" :-)

Se você clicar na parte mais a direita do ponto em que se encontra (Riacho das Pedras, na figura acima), o modo de visão da barra de localização mudará para o caminho real, permitindo editá-lo ou qualquer coisa assim.



Para finalizar a edição e voltar ao modo "trilha de pão", basta clicar no ícone "check mark" mais à direita.

"Dividir" o espaço de trabalho

Outro recurso do Dolphin é o de "dividir" o painel de trabalho em duas seções. Para isto você clica no botão correspondente na barra de ferramentas.

A utilidade disto vai da necessidade de cada um e eu diria até de sua capacidade de imaginação! particularmente, acho este recurso interessante quando estou movendo ou copiando coisas de um lado para outro, e não quero ficar navegando de um lado para o outro. Simplesmente "divido" o espaço de trabalho e no outro espaço navego para a outra pasta. Assim, ficam lado-a-lado as pastas de origem e destino, o que facilita o "copiar / colar" ou o "recortar / colar" ou até o mesmo o "arrastar". Veja a figura abaixo, para esclarecimentos.


"Arrastando" de SharedFolder para Documentos

Depois que terminar a operação, basta clicar no mesmo botão "Dividir" que agora está com o nome provisório de "Fechar". O detalhe aqui é que será fechado o espaço de trabalho que estiver selecionado.

Zoom!

No canto inferior direito do Dolphin tem uma barra deslizante. Arrastando-a de uma lado para o outro você muda as dimensões dos ícones exibidos no espaço de trabalho. Isto é muito bom para quando você tiver clicado no botão "Visualizar" e estiver visualizando uma pasta com imagens, por exemplo.


Modo "Visualizar" ativo e com bastante Zoom!




Comentem, critiquem, fiquem à vontade!




.

2 comentários:

  1. Carlos,achei que ficou faltando uma observação sobre o botão dividir, já que não existe similar no windows explorer, acho que tb não no nautilus, e é muito util para mover arquivos e comparar diretórios.Fica a sugestão para quem quiser experimentar o botão dividir.

    ResponderExcluir
  2. Blz. É realmente um interessante recurso (e que uso!). Fiz uma atualização no artigo e acrescentei muito mais informações, além da que você sugeriu.


    Obrigado.

    ResponderExcluir