segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Guia de instalação: Versões anteriores

(atualizado em 13/06/2011, com informações adicionais para o openSuSE 11.4)
(atualizado em 20/04/2013, com informações adicionais para o openSuSE 12.3)

Mais do que um guia de instalação, este artigo pretende dar algumas dicas das coisas que não são muito óbvias e que podem ajudar muito no futuro da utilização do SuSE.

Antes de continuar, porém, eu encorajo fortemente você a ler o artigo sobre o LiveCD do openSUSE, principalmente a seção final do artigo, onde mostro algumas aplicaçoes do openSUSE.



O Hardware

Para você não ficar frustrado depois, é melhor se certificar de que o hardware do teu computador "aguenta o tranco"! Apesar de dizerem que o Linux é "mágico" e faz qualquer máquina velha e obsoleta ressurgir das cinzas para ser usada em "coisas sérias",  devo logo dizer que isto é meio verdade!

É verdade que você pode pegar uma máquina Lentium 133, com 512M de RAM e transformar ela em um servidor de rede, ou num firewall bem bacanas, com o Linux. Digo isto porque já fiz.

Mas achar que você vai pegar esta máquina e instalar o Linux em modo gráfico e dar "porrada" no outro sistema operacional é ingenuidade!

Para você usar interface gráfica, para você ficar "bricando" com janelas voadoras e contorcionistas, para você ver videos HD no YouTube ou assistir filmes  pelo computador; tem que ter máquina parruda!

Embora o instalador do SuSE vá certamente reconhecer todo o hardware da tua máquina, é bom que você o conheça, pois coisas como "Aceleração 3D", "Audio Hi-Fi" e etc., dependem muito de especificidades e é preciso conhecer o fabricante e coisas assim, para poder depois (muito facilmente) instalar os famigerados "drivers".

Dito isto, podemos começar a instalação...

O boot pelo DVD

Para iniciar a instalação, é só colocar o DVD na unidade leitora/gravadora de DVD e reiniciar o computador.

A primeira tela apresentada na instalação é a seguinte:




openSuSE 11.4
A mesma tela, na versão 11.4


Selecionando o Idioma e a Resolução da tela

A primeira coisa a fazer é apertar F2, para selecionar o idioma português (Brasil). Usando as teclas de movimentação (setas), selecione o idioma e aperte Enter. Veja na próxima tela este processo em andamento.

Selecionando o idioma

Agora o próximo passo é apertar F3, para selecionar a resolução da tela durante a instalação. Esta resolução também será usada posteriormente sempre que você iniciar o computador.

NOTA: Esta resolução nada tem a ver com a resolução que você escolherá para a tua área de trabalho. Nada impede que você instale na resolução 800X600, a que será usada durante os boots posteriores, e que você selecione posteriormente a resolução 1280X720, por exemplo, em tua área de trabalho.

Na tela a seguir, o processo de escolha da resolução de instalação e boots posteriores.

Selecionando a resolução da tela durante a instalação

Neste artigo vou usar a resolução 800X600.

Feito isto, a tela ficará assim:

Idioma e resolução de tela selecionados


openSuSE 11.4
A mesma tela, na versão 11.4




openSuSE 12.3
A mesma tela, na versão 12.3



Note que nas versões 11.4 e 12.3, o openSuSE excluiu a opção "Reparar sistema instalado"! A partir destas versões a equipe do SuSE decidiu que se você precisar fazer algum reparo deverá utilizar o "openSUSE Rescue CD". Assim, é melhor fazer o download dele e guardá-lo para se um dia precisar.



Teste de Memória

Um recurso do DVD de instalação do SuSE que aprendi a gostar é poder testar a memória do computador.

Muitas pessoas têm problemas de instabilidade no uso do computador e isto se deve a memórias de má qualidade ou memórias manipuladas por técnicos incompetentes durante a montagem do computador (você pode "queimar" a memória se estiver com o corpo carregado de eletricidade estática e tocar em determinadas partes dela!).

Para assombro meu, descobri que máquinas que eu havia acabado de comprar tinham memórias com defeito!

Para fazer o teste da(s) memória(s), basta selecionar o item Teste de memória. Então o processo de teste começa imediatamente. Se depois de alguns minutos aparecerem umas linhas destacadas de vermelho na parte inferior da tela, interrompa o processo de instalação e providencie substituir as memórias, pois elas estarão com defeito!

Veja abaixo como é a tela de teste de memória.

Testando a memória


É um processo que pode demorar horas. Mas não precisa esperar até o final! Se a indicação de progresso em Pass: n% passar de 15% e não tiver aparecido nenhuma mensagem de erro, é muito provável que esteja tudo ok. Pode respirar aliviado e continuar a instalação. Aperte ( Esc ) para reinicair a máquina e prosseguir com a instalação.


Iniciando a instalação propriamente dita

Agora que você já escolheu o idioma e a resolução da instalação, selecione no menu o item Instalação e aperte Enter. Depois de alguma "movimentação" na tela, você verá a tela a seguir:



Ninguém costuma ler os Termos do Contrato, é fato, mas nesta tela tem coisas importantes a serem observadas. Primeiramente, o Idioma e o Layout de teclado. Como você selecionou português (Brasil) na tela inicial, você pode ver que as configurações adequadas já foram selecionadas.

DICA: Se teu teclado ainda for daqueles que não tem a tecla Ç, então ele não é padrão ABNT. Neste caso, você precisa selecionar o layout de teclado português (Brasil - acentuação EUA).

Clicando em [Próximo], passamos para a próxima etapa.


Modo de Instalação


Como já falei, vamos fazer uma instalação completa.

No futuro, quando você tiver mais habilidade e/ou estiver para atualizar para a próxima versão do SuSE, você poderá selecionar outras opções, tais como a opção Atualizar.

DICA: Depois que tiver instalado o SuSE, e se um dia você tiver algum problema, você pode dar boot pelo DVD do SuSE e avançar até esta etapa. Aqui, você pode escolher a opção Reparar sistema instalado. 98,88% dos problemas que um dia possam acontecer com o SuSE poderão ser resolvidos com este procedimento!


Como já foi dito anteriormente, a equipe do SuSE decidiu removar a opção "Sistema de recuperação" do DVD de instalação. Por isto que a dica acima deixou de ser válida a partir da versão 11.4. Como podemos ver na tela abaixo, tirada do SuSE 12.3, a opção "Reparar o sistema instalado" não existe mais.

Modo de Instalação no 12.3



AJUDA: Durante qualquer etapa da instalação do SuSE você pode obter ajuda sobre o que está acontecendo alí, ou sobre o que se espera que você faça. Se você clicar em [Ajuda] agora, vai ver a seguinte tela:

Obtendo ajuda durante a instalação


Bacana, não?! Vamos para a próxima etapa.


Relógio e Fuso Horário

Nesta tela você poderá ajustar a data e a hora, se for preciso. O SuSE detecta o relógio do sistema e faz os ajustes necessários. Porém, tem uma "pegadinha" aqui: ele usa o padrão UTC (Tempo Universal Coordenado, em português) e "parece" que tem algo errado com a hora. Basta você desabilitar a opção "Relógio de hardware definido para UTC" e tudo ficará normal.

Atenção para o fuso horário da tua região! Se estiver em Brasilia, por exemplo, você terá que selecionar uma cidade na lista disponível que esteja no mesmo fuso que você. Eu selecionei São Paulo.

Relógio e fuso horário


Como podem ver na tela acima, a UTC foi desabilitado e São Paulo foi selecionado como meu fuso horário. Vamos para a próxima etapa.


Seleção da Área de trabalho: KDE, Gnome ou as duas? (!)


Taí um assunto polêmico! Não vou ficar discutindo gosto... Mas neste artigo vou mostrar a instalação para a área de trabalho do KDE. Em artigos posteriores (em breve) vou mostrar como as coisas funcionam no Gnome. Vou mostrar também que você pode ter as duas áreas de trabalho instaladas conjuntamente.

SIM! Você pode ter as duas áreas de trabalho, Gnome e KDE, juntas. Na hora de fazer login, você escolhe uma ou outra. Simples assim... Isto é bom para quem ainda não conhece as duas e gostaria de experimentá-las, antes de escolher uma de forma definitiva.


Seleção da área de trabalho padrão


Por padrão, a área de trabalho do SuSE a partir desta versão é baseada no KDE. Se quiser selecionar outra coisa, fique à vontade... Próximo!


Particionamento Sugerido

Particionamento do disco


openSuSE 12.3



Esta tela ficou ligeiramente diferente a partir da versão 11.4. Um detalhe interessante é aopção [ ] Propor Partição Home Separada, que deve ser selecionada.


Se tua máquina for "zerada", ou seja, se não tiver nada instalado nela, provavelmente o HD não estará formatado e a tela que você vai ver será como a mostrada acima. Não há nada a fazer aqui e é só clicar em [Próximo].


"Zerando" o HD

Mas se tua máquina já tiver alguma coisa instalada, e você estiver fazendo agora uma instalação com a intenção de formatar, faça os próximos passos.

Clique em [Criar a configuração da partição]. Você irá ver uma tela parecida com a mostrada abaixo.



Selecione o disco rígido a ser usado para a instalação do SuSE e clique em [Próximo]. Veja a tela a seguir.


Agora clique no botão [Use o disco inteiro], depois em [Próximo]. Voltamos, então, para a tela "Particionamento sugerido". Vamos ao próximo passo...


Criar novo usuário

Criando o primeiro usuário do sistema (você!)


Aqui o que é preciso fazer é simples: identificar-se! Informe teu nome completo e altere o nome do usuário, se não gostar do que for sugerido pelo SuSE.

DICA: Desabilite a opção "Login automático"! Esta coisa de preguiçoso abre furos na questão segurança. Então nada de Login automático...



!!! IMPORTANTE !!!

Note que a opção "Usar esta senha para o administrador do sistema" está selecionada por padrão. Ok, sem problemas. Isto significa que a senha escolhida para o teu usuário é a mesma que será utilizada para o usuário root.

O usuário root é o administrador do sistema. Durante esta etapa de instalação serão criadas duas contras de usuário: a conta do root (automáticamente) e esta que você está informando agora.

Após a instalação e em algumas situações especiais você será solicitado a informar a senha do root. Quando isto acontecer, você informa esta senha que está definindo agora para o teu usuário. Isto é normal e aceitável no openSUSE. Mas...

ATENÇÃO! Nunca, jamais, em hipótese alguma, faça login no modo gráfico usando o usuário root! Melhor ainda, nunca faça login como o usuário root. O mais seguro é fazer login como um usuário normal e em seguida usar o comando su ou sudo, quando for preciso executar alguma operação que exiga os privilégios de administrador.


Configurações da Instalação



A mesma tela na versão 12.3

O GRUB2

Observe na seção "Inicializando" que a partir da versão 12 o SuSE utiliza por default o GRUB2 como sistema de boot, ao invés do velho e querido GRUB. Eu particularmente ainda tenho minhas reservas com mudanças como esta. Prefiro aguardar que as coisas se estabilizem mais antes de passar a utilizá-las. Assim, sugiro que você altere esta opção para usar o GRUB se já está familiarizado com ele. Se você é novato, tanto faz!


Últimos passos, antes da instalação

Estamos quase lá! Neste ponto, bastaria clicar em [Instalar] para começar o processo de instalação. Mas tem coisas que você precisa fazer agora, para facilitar ainda mais tua vida no futuro. A primeira delas é verificar qual o hardware que foi reconhecido pelo SuSE.

Usando a barra deslizante do lado direito da tela, "role" a tela para baixo até visualizar o item Sistema. Clique nele, para fazer uma detecção geral do hardware. Veja as duas telas a seguir:

Detectando o hardware

Hardware detectado

Dê uma boa olhada na llista do hardware detectado em tua máquina, para ver se está de acordo com o conhecimento que você tem dela. É provável que a placa de video e a de audio apresentem diferenças, embora o SuSE instale sempre drivers genéricos para elas.

As informações obtidas aqui irão servir para você saber o que será preciso fazer depois, em termos de instalação de drivers, para deixar o SuSE bem "azeitado"!

Clicando em [Ok]. a gente volta para a tela "Configurações da instalação".


Software básico

A segunda e mais importante coisa a se fazer antes de clicar um [Instalar] é selecionar o software básico a ser instalado imediatamente. Então clique em Software, para prosseguirmos.

Seleção de software e tarefas do sistema


A mesma tela na versão 12.3

Esta tela é um pouco confusa e dá poucos detalhes do que será feito. Não por acaso tem um botão [Detalhes]. Clique em [Detalhes] e vamos à tela que interessa:

Seleção de software e tarefas do sistema - II


A mesma tela na versão 12.3


Agora sim! Vamos lá...

Olhando a tela acima, podemos ver que do lado esquerdo tem a relação de pacotes padrão. Alguns já estão selecionados para instalação e outros não. Ao selecionar um pacote do lado esquerdo, os detalhes do que será instalado aparecem do lado direito.

Aqui podemos adicionar pacotes, remover alguns que estão pré-selecionados, etc.

Remoção de pacotes

A maneira mais eficaz para remover um pacote pré-selecionado é clicar nele do lado esquerdo e, do lado direito, usar o botão direito do mouse, para visualizar um menu Pop-Up! Neste menu você pode selecionar a poderosa opção "Tudo nesta lista" e depois "Não instalar". A título de exemplo e de utilidade pública, vamos evitar que o pacote "Jogos" seja instalado. Observe a figura a seguir.

Não instalar "Jogos"


Instalando pacotes VITAIS  e ESSENCIAIS

Agora vem talvez a dica mais importante e motivo de eu ter escrito este artigo: existem pacotes que são cruciais para a boa utlização do Linux e, principalmente, para facilitar a instalação de softwares no futuro. Vamos explicar melhor isto aí...

Ambiente em tempo de execução de 32 bits

Se tua máquina for 64 bits, a melhor opção é instalar o SuSE 64 bits. Ocorre que nem todos os programas disponíveis estão compilados para a versão 64 bits. De modo que se você tentasse instalar um programa 32 bits em uma vesão 64 bits do SuSE, você não iria conseguir. Eu disse não iria!

Para evitar isto, é sempre bom instalar o pacote "Ambiente em tempo de execução de 32 bits". Tudo o que você precisa fazer é clicar com o botão direito sobre este pacote e selecionar Instalar.


Pacotes de desenvolvimento

Outra coisa desconhecida pelos usuários novatos do Linux é que muitos aplicativos baixados pela net estão no formato Fonte (Source, em inglês), ou seja, a versão Open Source e compilável do programa.

Instalar um programa no Linux em muitos casos consiste em baixar o programa em seu código fonte e usar as ferramentas apropriadas para compilar e instalar.

Nada de pânico!

Quem estiver meio apavorado neste momento, acalme-se. Tudo é muito facilitado pela comunidade Linux! No final, voê terá que, no máximo, digitar dois comandos:

make

e

make install

Só isto!

Mas para isto é preciso que você instale os pacotes de desenvolvimento, mesmo que você não entenda lhufas de programação  de computadores, muito menos para Linux!

Veja na tela a seguir que pacotes você precisa instalar.

Pacotes de desenvolvimento

Os fundamentais são "Desenvolvimento em C/C++" e "Desenvolvimento do Kernel do Linux". Mas instale também Perl, Python, Qt4 e Tcl/Tk.

Selecionados os pacotes, clique em [Aceitar]. Uma tela de confirmação será exibida. É só clicar em [Continuar]. Vide tela abaixo.

Confirmação da alteraçao de pacotes





De volta à tela de "Configrações da instalação", agora é só finalmente clicar em [Instalar]. Uma tela de confirmação será exibida. Agora é clicar em [Instalar] mais uma vez, para começar o "show"! Veja na tela a seguir a instalação sendo realizada.

Detalhes da instalação

Primeiro boot e configuração automática

Depois de algum tempo, o SuSE irá reiniciar...

Primeiro boot durante a instalação


Logo depois do primeiro boot vem a configuração automática...

Configuração automática

Muita coisa difícil e complicada é feita durante a configuração automática. Nada muito diferente do que o outro sistema operacional faz!

*** ATUALIZAÇÕES AUTOMÁTICAS ***

Em algum momento eu disse neste artigo que o ideal é instalar o SuSE em uma máquina com conexão à internet? Pois muito bem, é para isto! Se o SuSE detectar uma conexão à internet, ele já configura os repositórios de atualização e faz uma atualização automática. Isto garante a correção de eventuais bugs e falhas de segurança detectados após o lançamento. Veja na tela a seguir o processo de atualização automática em andamento.

Atualização automática

Login e "reconhecimento da área"


Após a finalização da autoconfiguração de da autoatualização o SuSE mostra a tela de Login. Veja a tela de Login deste exemplo de instalação.

Tela de Login


openSuSE 11.4

A mesma tela, na versão 11.4


Basta clicar em um usuário ou informar seu nome e depois digitar a senha e apertar Enter.


Tela de boas vindas

Tela "Painel do Plasma"


Centro de Controle do openSUSE

Agora que já finalizamos a instalação, você precisa saber como "controlar" o openSUSE. Existem dois aplicativos fundamentais para o controle do openSUSE: o Configurações do Sistema e o Centro de Controle Yast.

Configurações do Sistema

Através deste aplicativo você faz configurações tais como a aparência das janelas, ponteiros do mouse, dimensões da tela, etc. Basicamente são configurações que não afetam o sistema como um todo. São configurações que dizem respeito ao ambiente de um usuário.

Você encontra o ícone para este aplicativo nos Favoritos do Lançador de aplicativos. Veja na figura abaixo a tela do Configurações do Sistema.

Aplicativo Configurações do Sistema


openSuSE 11.4

Na versão 11.4, o openSuSE fez algumas modificações no posicionamento dos ícones e opções, principalmente nos itens relacionados à aparência e comportamento do sistema. No início, para quem já está muito acostumado com o posicionamento das versões anteriores, isto pode deixar o usuário um pouco aborrecido. Mas nada que alguns minutos "fuçando" não possa resolver.


Centro de Controle Yast

Diferentemente do aplicativo anterior, através do Centro de Controle Yast você pode afetar o sistema como um todo. Com ele você instala/desinstala softwares, altera as configurações do hardware em geral, etc.

Como se trata de um aplicativo poderoso, você vai ser sempre solicitado a informar a senha do Administrador (root) quando abrí-lo. Use-o com parcimônia! Abaixo, uma figura mostrando sua aparência.

Centro de Controle Yast


Você encontra o icone do  Centro de Controle Yast em Aplicativos / Sistema, com o título "Configurações do Administrador".

---X---


Nos próximos artigos eu farei muitas referências a estes dois aplicativos. Por isto que os destaquei. Configurações do Sistema e Centro de Controle Yast. Memorize estes aplicativos...

Yast

O Centro de Controle Yast é comumente chamado apenas de Yast.

Yast



---X---

Não deixe de ler o próximo artigo:Tarefas pós-instalação 1: Pequenos ajustes.




Comentem, critiquem, fiquem à vontade!


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário