(Antes de ler este artigo, talvez seja interessante você ler o artigo Tarefas pós-instalação 5: Repositórios e Instalação de Software, que fala sobre a instalação de software via repositórios oficiais).
Quando você pesquisa por um software para Linux, você poderá encontrá-lo em forma de pacote, que no caso do openSUSE o formato é RPM, ou em forma de "software instalável", geralmente oferecido com .run, .bin ou no formato TAR.GZ.
Seja como for, você precisará desenvolver a habilidade de instalar programas no Linux! Vamos começar mostrando como instalar pacotes no formato RPM.
Instalando pacotes RPM
Instalando o Skype
Um exemplo de software que você não vai encontrar nos repositórios oficiais nem do PackMan é o Skype. Então precisamos ir no site oficial do skype e baixar a versão para o openSUSE. Observe a figura a seguir.
Página de download do Skype
Clique no link para a versão do openSUSE 11+ e opte por salvar numa pasta, ao invés de instalar diretamente, como sugerido.
A melhor opção será sempre escolher "Instale Software", como sugerido. Mas haverá casos em que esta opção não vai funcionar, e você não sabera por que. Instalando o pacote "manualmente" você terá a oportunidade de ver eventuais mensagens de erro e, assim, poder contorná-los. O "erro" mais comum é a falta de um pacote adicional.
Bem, feito o download, você abre um terminal na pasta onde o pacote de instalação do Skype foi salvo e faz o seguinte:
Instalando o pacote do Skype
Observe que o comando foi:
sudo rpm -ivh skype-2.1.0.47-suse.i586.rpm
e não houve nenhuma mensagem de erro. Então o skype está instalado!
OBS.: No openSUSE o ícone para o Skype é colocado em Aplicativos / Internet / Mais programas.
Será que funciona? Só vamos saber se você rodar o Skype!
Se por acaso o Skype não funcionar depois que você o aciona, pode ser que falte alguma biblioteca! Neste caso, o melhor a se fazer é rodar o skype pelo terminal. Veja a tela a seguir.
Falta uma biblioteca para poder rodar o Skype!
Ora, mas que diabos! Não foi dito no "Guia definitivo de instalação do OpenSuSE" que ao se instalar os pacotes de desenvolvimento este problema não iria acontecer? Lá nós não instalamos os pacotes para "Desenvolvimento em Qt"? (aparentemente onde falta a biblioteca libQtGui)
Sim, é verdade. Eu também estou espantado! O Skype está se "queixando" da falta de uma biblioteca, especificamente uma tal de libQtGui.so.4!
Onde encontrar e instalar bibliotecas
Vamos ver o que aconteceu! Uma maneira de fazer isto é abrir o Gerenciador de software, e pesquisar pelo nome da biblioteca: libQt
Bibliotecas libQt
Aparentemente, está tudo Ok. A libQt está realmente instalada. O que pode ter ocorrido?
O Skype é um software 32 bits!
Lembra do que falamos sobre aplicativos 32 bits rodando na versão 64 bits do openSUSE? Foi dito que era só instalar o "Ambiente em tempo de execução de 32 bits", que todo software 32 bits funcionaria num ambiente de 64 bits, e é verdade. Mas o ambiente é uma coisa, e as bibliotecas dos demais pacotes são outra coisa!
O segredo aqui é que, para cada biblioteca "normal", você deve ter a correspondente 32 bits instalada!
Olhando na figura acima, podemos ver que para cada biblioteca instalada tem sua correspondente em 32 bits. Mas falta a biblioteca 32 bits para libQt4-x11! Cadê ela?
Rolando a tela para baixo iremos encontrá-la e, vejam, ela não está instalada!!! Temos de instalar a maledeta! Veja agora a figura abaixo.
Instalando a lib 32 bits que falta para o Skype!
Instalada a biblioteca, vamos tentar de novo? Veja a figura abaixo.
Finalmente, o Skype!
E não é que deu certo?!
Como você pôde ver, problemas podem acontecer. Mas com um pouco de atenção e um mínimo de conhecimento de como as coisas funcionam, não é difícil resolver!
Instalando softwares oferecidos em .run ou .bin
Alguns softwares são oferecidos num formato de instalação diferente.A Receita Federal, por exemplo, tem uma versão do programa de declaraçao do imposto de renda para Linux. Ele é oferecido no formato .BIN.
A título de exemplo, vou mostrar como instalar um software que uso em um de meus passatempos: projetar e montar circuitos eletrônicos. Para isto eu uso o software que me ajuda na confeção do layout das placas de circuito impresso: o Eagle. Ele é oferecido em formato .RUN. O arquivo se chama eagle-lin-5.4.0.run
Geralmente, você faz o download numa pasta e adota os seguintes procedimentos:
Transformando um arquivo em executável e rodando
Para que você possa rodar um programa no Linux, mesmo um programa de instalação, você precisa transformá-lo em um executável. Para isto você usa o comando chmod, desta forma:
sudo chmod +x eagle-lin-5.4.0.run
O +x transforma o arquivo eagle-lin-5.4.0.run em um executável!
Depois que você o "transforma" em um executável, você o executa:
./+x eagle-lin-5.4.0.run
ATENÇÂO: Evite como se evita uma peste rodar um executável com o usuário root! Somente faça isto se for estritamente necessário e se a fonte for bastante confiável.
A maioria dos programas que você instala para seu uso, podem e dever ser instalados em tua pasta home. Somente aqueles programas que precisam ser utilizados por todos os usuários da máquina é que devem ser instalados em /usr/bin. Neste caso, terá que ser instalado como root.
Acompanhe nas telas a seguir o processo de instalação do Eagle.
Instalando o Eagle
Instalando o Eagle
Note na figura acima que a pasta onde o Eagle será instalado está dentro da minha pasta home. Isto é possível pois eu tenho poderes absolutos sobre ela, já que eu sou o "dono do pedaço"!
Finalmente, o Eagles já instalado e rodando.
O Eagles em funcionamento
Nem sempre este procedimento de instalação cria um icone para o programa no menu do Lançador de Programas. Então você precisa saber como encontrá-lo e rodá-lo. Geralmente você irá encontrar uma pasta chamada BIN, dentro do diretório onde o programa foi instalado. E dentro dela, o executável do programa. Veja no figura abaixo o que fiz para abrir o Eagles.
Abrindo o Eagles, via Dolphin
Eu simplesmente usei o Dolphin para chegar na pasta /home/cawasame/eagle-5.4.0/bin e clicar no executável do programa!
Obviamente, você pode criar um "atalho" na área de trabalho ou até mesmo no Lançado de Programas.
---X---
Finalmente, existe ainda outra maneira de instalar um software no Linux: obter a versão completa, ou seja, os fontes do programa, e compilar / instalar. Mas este procedimento exige um artigo especialmente para ele. Até lá, então!
Comentem, critiquem, fiquem à vontade!
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário