quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Diretórios e Arquivos 4: Compartilhando com a família

Para encerrar esta série de artigos, neste artigo vamos mostrar como criar uma configuração onde você pode compartilhar de forma segura o teu Desktop openSUSE com toda a família.

 Quando compartilhamos nosso computador com outras pessoas, a preocupação é quase sempre com nossos arquivos. O risco de que eles possam ser deletados ou coisa assim sempre preocupa. Com relação às demais coisas é mais tranquilo. No Linux, coisas como "destruir" o sistema operacional, apagando diretórios importantes ou removendo programas, é virtualmente impossível! Basta não dar a senha do root nem privilégios avançados a mais ninguém além de você!


A Idéia

No primeiro artigo deste série imaginamos um cenário bem fácil de acontecer, o qual reproduzimos aqui:
Imagine que você compartilha teu computador com tua esposa e filhos. E você não quer que eles acessem tudo em tua pasta home. Lembre-se que como todo usuário do Linux pertence ao grupo users, no mínimo todos eles podem ver o conteúdo da tua pasta!



Mas tem coisas que você pode querer compartilhar. Digamos, a pasta padrão "Imagens". O que você faz? Quatro coisas:



1) Alterar as permissões de "Grupo" e "Outros" em todas as pastas dentro da tua home para "Negado", selecionando a opção "Aplicar as alterações em todas as subpastas e seus conteúdos";

Isto faz com que apenas você possa ter acesso a tudo dentro da tua home e todos os outros ficarão sem a possibilidade de sequer abrir as pastas.



2) Agora você pode criar um novo grupo especialmente para definir as regras sobre a pasta padrão "Imagens". Vamos chamá-lo de familia;



3) Você muda o grupo da pasta padrão "Imagens" de users para familia e nas permissões de "Grupo" você muda para "Pode ver e modificar o conteúdo" ou apenas para "Pode ver o conteúdo", selecionando também a opção "Aplicar as alterações em todas as subpastas e seus conteúdos";



4) Incluir teus filhos e tua esposa  no grupo familia.



Pronto. Agora apenas a pasta padrão "Imagens" pode ser aberta e/ou modificada por tua família!


Se este cenário lhe parecer interessante, então este artigo será de utilidade para você!


1) Alterando as permissões nas pastas (diretórios) "protegidas"

Vamos começar alterando as permissões das pastas "protegidas", ou seja, aquelas que você não quer dar acesso a mais ninguém além de você. Isto pode ser feito facilmente com o Dolphin!

Você começa selecionando de vez todas as pastas em tua home, exceto aquela que você quer compartilhar com toda a família, que no nosso caso é a pasta "Imagens". Veja a figura abaixo, para esclarecimentos.


Selecionando múltiplas pastas


Com as pastas selecionadas, basta clicar com o botão direito sobre uma das pastas selecionadas e selecionar "Propriedades" no menu pop-up (você pode também apertar Alt+Enter).


Alterando as permissões sobre as pastas

Para alterar as permissões sobre todas as pastas agora é só fazer como mostrado no figura abaixo.


Alterando as permissões das pastas selecionadas


Observe na figura acima que as permissões para o Grupo e Outros foram modificadas para "Negado". Além disto, a opção "Aplicar as alterações em todas as subpastas e seus conteúdos" foi ativada.


2) Criando o grupo da família e os usuários

Agora vamos criar o novo grupo e os demais usuários da família. Para isto podemos usar o Yast, selecionando "Gerenciamento de usuários e grupos", na seção "Segurança e usuários".

Podemos começar criando os usuários. Neste exemplo, criamos os usuários kids, para as crianças e mother, para a mãe. Veja a figura abaixo, para esclarecimentos.


Criando os usuários


Para criar o grupo familia, basta ir na aba Grupos e mandar adicionar um grupo. É só informar o nome do grupo (familia) e no painel "Membros de grupo" você seleciona logo os membros, ou seja, a família toda (cawasame, kids e mother). No final, as coisas devem estar como mostradas na figura abaixo.


Grupos e membros


Observe na figura acima que toda a família pertence ao grupo familia.

OBS.: Esta etapa atende ao item 4) do cenário, ou seja, inclui os membros da família no grupo.


3) Mudando as permissões e o grupo da pasta "Imagens"

Para mudar as permissões sobre a pasta "Imagens" basta selecionar a pasta com o Dolphin e apertar Alt+Enter, para abrir o diálogo de configuração das propriedades. Observe a figura abaixo para mais detalhes.


Mudando as permissões da pasta "Imagens"

Note na figura acima que foram dadas as permissões de "Pode ver e modificar o conteúdo" para o Proprietário e o Grupo e negadas as permissões para Outros. A opção de aplicar as alterações em subpastas também foi selecionada.


Alterando o Grupo da pasta Imagens

O usuário cawasame, mesmo sendo o dono da pasta "Imagens", não tem poderes para mudar o grupo ao qual ela pertence. Só quem pode fazer isto é o administrador do Linux, o usuário root! Por isto que não fizemos isto via Dolphin!

Para alterar o grupo ao qual a pasta "Imagens" pertence, será preciso abrir um terminal e invocar o usuário root. A melhor forma de fazer isto é através do comando sudo, desta forma:

sudo -R cawasame:familia Imagens

Feito isto, a pasta "Imagens" terá mudado do grupo users para o grupo familia. A opção -R aplica as alterações em todas as subspastas e seus conteúdos.

Pronto. Agora toda a família pode usar o Desktop de forma segura e compartilhar entre si a pasta "Imagens" dentro da home do usuário cawasame!


Compartilhando o Desktop com a família

Feitas as estapas anteriores, a tela de Login ficará como mostrada na figura abaixo.


A família cawasame!


Quando mais de um usuário compartilha o mesmo Desktop, há uma certa "dinâmica" de uso que precisa ser compreendida. Precisamos começar entendendo o conceito de Sessão.


As sessões de usuário

Quando um usuário faz Login, é aberta a sessão daquele usuário. Aberta a sessão, ele pode trabalhar à vontade até que resolva "sair" definitivamente (Logoff)  ou fazer uma "pausa", bloqueando a sessão.

Uma sessão pode ser bloqueada clicando no botão com um cadeado que fica no canto inferior da tela ou simplesmente esperando entrar a proteção de tela. A primeira opção, obviamente, é a mais segura.


Abrindo mais de uma sessão

Uma segunda sessão de usuário pode ser aberta a partir de duas situações. A mais provável é encontrar uma sessão bloqueda, como mostrado no figura abaixo.


Sessão bloqueada


Neste caso, você clica em "Trocar usuário...". Feito isto, você pode trocar para a sessão de outro usuário que porventura esteja aberta ou iniciar uma nova, com mostrado na figura abaixo.


Selecionando ou iniciando outra sessão


Uma situação que pode ocorrer é um usuário que estava usando uma sessão fazer Logoff. Neste caso, o openSUSE mostrará a tela de Login e outro usuário pode ser induzido a abrir outra sessão, mesmo tendo uma já aberta! Para evitar isto, o melhor a fazer é clicar no item "Menu" da tela de Login e depois em "Trocar usuário", para ver se não há uma sessão já aberta. Veja a figura abaixo, para esclarecimentos.


Trocando de sessão a partir da tela de Login


Ajuste fino

Você pode facilitar a vida da família, orientando-os a adicionar um Local no painél Locais do Dolphin. É muito fácil: basta clicar com o botão direito no painél e selecionar "Adicionar entrada". Então você informa um nome e o caminho para a pasta compartilhada (em /home/cawasame/Imagens, neste exemplo) e pronto! Veja a figura abaixo.


Adicionando um local no Dolphin


Feito isto, basta um click para que os membros da família tenham acesso a pasta compartilhada "Imagens". Veja a figura abaixo, mostrando o resultado.


O local "Pasta da Família"


Considerações finais

A idéia básica é esta! Os "mecanismos" são muito simples de implementar e modificar. Se você quiser compartilhar outras pastas, é só seguir a lógica. Se quiser compartilhar uma pasta em outro lugar que não seja dentro da tua pasta home, a lógica é a mesma, mudando apenas nomes, local, etc.

Espero que estas dicas tenham sido úteis!


Um comentário:

  1. Muito complementar o seu blog, os artigos são completos, facilitando a vida de "new linuxers", conheci o seu blog na comunidade opensuse do orkut, ta de parabéns... se você quiser visitar o meu é
    http://blog.wiinux.com.br ... não é tão voltado a linux mas é sobre tecnologia...
    abraços...

    ResponderExcluir