quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Máquinas virtuais 3: Windows XP na Virtual Box

Conforme prometido no artigo anterior desta série, agora vou mostrar como utilizar a VirtualBox para criar máquinas virtuais e nelas instalar outros sistemas operacionais.

Tenho procurado ilustrar meus artigos o máximo possível com imagens. Faz parte da didática. Mas também faz parte do aprendizado a atenção de quem está aprendendo...

Enquanto preparava este artigo, terminei por capturar  trinta e quatro telas, com a intenção de ilustrá-lo. São telas demais! Percebi que muito em breve terei estourado o espaço reservado para arquivos de imagens em meu Blog.

Pela razão exposta no parágrafo anterior, vou pedir ao leitor uma atenção maior neste artigo. Usarei menos imagens do que costumo usar, colocando aqui apenas as que julgo importantes para fixar os conceitos. Não deixe passar nenhuma linha de texto!


Criando uma máquina virtual

Neste artigo vou mostrar como criar uma máquina virtual para a instalação do Windows XP. As características principais desta máquina são: 512 MB de RAM e um HD de 10GB.

Para não ter problemas, siga rigorosamente a sequência numérica, lendo atentamente.

1) Para começar, clique no botão Novo;

2) Informe o nome (XP) da máquina virtual e selecione o tipo de sistema operacional (Windows / XP);

3) Após ler as mensagens, clique em Próximo;

4) Ajuste o valor da memória para 512 MB e clique em Próximo;

5) Como estamos instalando algo novo, nesta etapa vamos criar um disco rígido virtual. Basta ler as mensagens e clicar em Próximo;
esta tela existe porque futuramente você poderá criar uma outra máquina virtual, mas reutilizando um disco virtual existente


6) Neste ponto o assistente de criação de discos é exibido. Leia as mensagens e clique em Próximo;

7) Leia as mensagens, para aprender um pouco mais sobre a VirtualBox, mas deixe selecionado o default (Armazenamento dinamicamente expansível);

8) Informe o tamanho (10 GB) e clique em Próximo;

9) Se tudo correu bem até aqui, você deverá estar vendo uma tela parecida com a mostrada na figura abaixo:

Finalizando a criação do disco rígido virtual para o XP

Continuando... agora clique em Finalizar;

10) Será exibida a tela final do processo de criação da máquina virtual. Basta agora clicar em Finalizar, de novo.

Problemas de tradução

Neste ponto quero chamar atenção para uma coisa que pode ter deixado você confuso.

Na etapa 9), você finalizou a criação do disco rígido virtual. Mas você pode ter ficado confuso com o que leu nas mensagens da etapa 10) : "Você irá criar uma nova imagem de disco rígido virtual com os seguintes parâmetros".

Agora observe a mesma tela, só que em Inglês:


Atente para isto: "You are going to create a new virtual machine with the following parameters:"


Traduzindo: "Você está criando uma nova máquina virtual com os seguintes parâmetros:"

Agora compare com a tradução "oficial"!

É por estas e outras que eu procuro sempre utilizar os softwares com o idioma configurado para seus países de origem (ou inglês, quando é de um país com uma língua que não sei ler).

De volta à máquina virtual

Agora você já deve ter criado a máquina virtual. Vamos para a próxima etapa, que é instalar o Windows XP.


Instalando o Windows XP

Obviamente, você precisa ter a midia de instalação do Windows XP e, mais obviamente ainda, você precisa ter a licença de uso!

Instalar um Sistema Operacional proprietário sem licença de uso, ainda que dentro de uma máquina virtual hospedada no Linux, é pirataria. Quero deixar isto bem claro.

A Midia de Instalação

A VirtualBox pode acessar a leitora "real" de CD/DVD do Host OS como se fosse uma unidade dela própria. Graças a isto, você pode introduzir uma midia na leitora e acessá-la da máquina virtual. Mas tem um recurso que acho interessante que é o de utlizar uma imagem do disco que esteja gravada em algum lugar como se fosse um CD ou DVD presente na máquina virtual.

Quando você obtem um software qualquer pela internet, ele pode vir no formato de uma imagem de CD ou DVD, geralmente no formato ISO. Normalmente você precisaria "queimar" um CD ou DVD, gravando a imagem numa midia real.

Mas em se tratando de máquinas virtuais, você pode utilizar a imagem do disco diretamentem, sem precisar gravá-la.

Por esta razão, nada impede que você crie uma imagem de alguma midia que você tenha em mãos. Costumo criar imagens de minhas midias até mesmo como uma forma de backup.

Agora fica a teu critério utilizar a midia real do XP ou uma imagem. Neste artigo vou fazer a instalação do XP partindo de uma imagem.

Iniciando a instalação

Quando você roda uma máquina virtual pela primeira vez, ela inicia um assistente de Primeira Execução, justamente para que você possa configurar a origem da instalação, se de uma midia real na unidade leitora ou a partir de uma imagem.

Vamos agora aos passos para a instalação do XP.

1) Selecione a máquina virtual e clique no botão Iniciar, na barra de ferramentas da VirtualBox;
2) Provavelmente você verá uma mensagem informando que tem a opção de auto-capturar teclado ativada. Já expliquei o que significa isto no tópico Entrada, neste artigo. Clique em Ok, para prosseguir;
3) Leia as mensagens do assistente, depois clique em Próximo;
4) Aqui você seleciona o tipo de midia, que pode ser o disquete ou o CD/DVD, e a midia de origem que, no caso de CD/DVD o default é usar o drive hospedeiro. Neste exemplo vou usar uma imagem, clicando no botão com uma pasta, ao lado direito;
5) No gerenciador de midias virtuais, você clica em Acrescentar e localiza a imagem do XP, que deve estar em formato ISO; Observe a figura abaixo, para esclarecimentos.

A imagem da midia de instalação do XP

6) Selecione a imagem na lista e clique em Selecionar;
7) De volta ao assistente, temos a seguinte tela;


8) Agora é só clicar em Próximo, para a etapa final ser alcançada;


9) Agora é só clicar em Finalizar, para iniciar o processo de instalação do XP.


Não vou chover no molhado e ensinar como instalar o XP. Isto fica por tua conta. O que vou fazer agora é tecer alguns comentários relevantes.

Ao chegar na etapa mostrada na figura abaixo, considere o seguinte:


Do ponto de vista do Windows (se é que isto é possível), ele realmente está sendo instalado em um computador de verdade. Ele nem "sonha" que esta máquina é virtual, tampouco que o HD de 10GB que ele está prestes a formatar é, na verdade, um arquivo em teu Host OS.

Agora ao chegar nesta outra etapa mostrada na figura abaixo, considere o seguinte:


Lembre-se do que falei sobre a questão da licença.


Tarefas após a instalação do Windows XP

Depois que tiver completado a instalação e reiniciado o XP, você está quase pronto para utilizá-lo. Eu disse quase porque numa situação real, você teria que instalar os famigerados drivers de video, audio, etc, etc, etc...

No caso da VirtualBox, você precisa instalar os "Guests Aditions". Considere os "Guests Aditions" como os drivers que normalmente você instalaria no Windows. Com eles, você poderá configurar o video adequadamente, ter um melhor controle sobre o mouse e mais ainda alguns recursos interessantes, tais como compartilhar a Área de Transferência entre o Guest OS e o Host OS.

Instalando os "Guests Additions"

Para Instalar os "Guests Additions", você abre o menu Dispositivos e seleciona Instalar Adicionais para convidado... Claro que para isto o Guest OS precisa estar rodando...

Veja na figura abaixo o processo de instalação dos "Guests Additions".



É só proceder como se instala qualquer coisa no Windows: avançar, avançar e avançar...

DICA: Se teu Host OS tiver suporte a aceleração 3D, ative esta opção na etapa "Choose components". Assim, você poderá instalar o DirectX no XP e rodar programas e jogos que rpecisem do suporte 2D ou 3D.

Certamente você receberá alguma advertência do XP de que determinado driver não passou no teste do logotipo do Windows. ignore e clique em Continuar assim mesmo.


Ajustes finais

Agora que o XP já foi instalado, bem como os "Guest Additions", vamos fazer os últimos ajustes, para deixá-lo bem "azeitado".

Primeiramente, encerre o Windows XP, para voltar a tela de gerenciamento da VirtualBox. Tua tela deverá estar como mostrado na figura abaixo.


Agora clique na máquina virtual do XP e depois no botão Configurações.

Na seção Sistema, você pode mudar a ordem de boot e até mesmo desabilitar dispositivos obsoletos, como a unidade de disquete. Veja a figura abaixo, para esclarecimentos.



Agora na seção Tela, habilite o suporte a 2D e 3D, caso teu Host OS dê suporte a isto.



A "Rede"

A máquina virtual (Guest OS) pode "conversar" com a real (Host OS) como se estivesse numa rede. A VirtualBox se encarrega de executar os protocolos de comunicação necessários para isto. Existem muitas opções e necessidades de como configurar a rede de uma máquina virtual. Mas, por padrão, a opção NAT (Network Address Translator) dá conta do recado.

Se o Host OS estiver numa rede com acesso à internet, por exemplo, o Guest OS tem o mesmo acesso, via NAT. É "transparente" para o usuário. Além disso, o Guest OS pode se comunicar com o Host OS como se ambas as máquinas estivessem numa rede.

Pastas compartilhadas

Graças ao recurso da "Rede", você pode compartilhar pastas do Host OS como se fossem pastas em um servidor de rede. Assim, o Guest OS pode acessar estas pastas como acessaria uma pasta qualquer em um servidor da rede (algo mo \\Server\PastaTal) e até mesmo mapear esta pasta como uma unidade de rede do Windows.


THE END



Num outro artigo desta série entrarei em mais detalhes sobre a comunicação entre o Guest OS e o Host OS. Até lá, então.



Comentem, critiquem, fiquem à vontade!




.


Um comentário: