segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

kde X gnome ou kde & gnome?

Seguramente, os ambientes de trabalho mais usados no Linux são o KDE e o Gnome, não necessariamente nesta ordem...

Embora eu seja um "devoto" usuário do ambiente do KDE, neste artigo vou mostrar como instalar o ambiente do Gnome de modo a que você possa, na hora de fazer login, escolher entre trabalhar com o KDE ou trabalhar com o Gnome.

Claro que se a tua situação for o contrário, ou seja, se você for usuário do ambiente do Gnome e quiser instalar também o ambiente do KDE, creio que não será difícil adotar os mesmos procedimentos de instalação e configuração.


De onde instalar?

O local de preferência de onde instalar o ambiente do Gnome é o DVD de instalação! Mas se você já tem um ambiente instalado e configurado, é muito provável que existam vários repositórios configurados. Isto pode ser um inconveniente, pois o openSUSE dá preferência aos repositórios on-line, do que o DVD de instalação, por uma simples questão de manter tudo o mais atualizado possível. Isto significa que se você mandar instalar o ambiente do Gnome serão feitos quase 700MB de download, desnecessários!

A versão do Gnome disponível on-line é a mesma disponível no DVD. Por isto que falei que é desnecessário fazer 700MB de download. Como evitar isto? Simples...


Desabilitando temporariamente os repositórios on-line

Para desabilitar um ou mais repositórios basta abrir o Yast e clicar em "Repositórios de software", na seção Software. Veja a figura abaixo, antes de prosseguirmos.


Deixando ativo apenas o repositório do DVD de instalação

Veja na figura acima que todos os repositórios foram desabilitados, exceto o do DVD de instalação.


Instalando o ambiente da Área de Trabalho do Gnome

Agora que desabilitamos os repositórios on-line, podemos prosseguir com a instalação. Basta abrir agora o "Gerenciamento de software" e, na aba "Padrões", mandar instalar o ambiente do Gnome. Veja agora a próxima figura.


Instalando o Ambiente da Área de Trabalho do Gnome


Após mandar instalar o ambiente do Gnome, você poderá ver alguma mensagem de conflito de pacotes. Veja na figura acima um aparente conflito entre o que vai ser instalado e algo já existente. No meu caso eu optei em desinstalar o atual, tomando nota, para uma reinstalação posterior, caso seja necessário. Ok - Tentar novamente.

Finalmente, é só mandar aceitar as alterações e prosseguir com a instalação dos quase 700MB de pacotes do Gnome!


Entrando no ambiente da Área de Trabalho do Gnome

Depois da instalação, basta fazer log-off e selecionar o novo ambiente, no menu "Tipo de sessão", na tela de Log-in. Veja a figura abaixo, para mais esclarecimentos.


Selecionando o Gnome para o tipo de sessão


Reabilitando os repositórios on-line

Aproveitando o novo ambiente, abra o Yast e reabilite os repositórios on-line. Veja na figura abaixo a "cara geral" do Gnome e onde encontrar o Yast.






Verificando por atualizações

Com os repositórios on-line habilitados, é bom checar se há alguma atualização para o Gnome. basta selecionar a opção "Atualização online", na seçao software do Yast. Caso seja encontrada alguma atualização, será mostrada uma lista na tela. Cabe apenas clicar no botão Aplicar, conforme a figura abaixo.


Aplicando algumas atualizações no Gnome



THE END


Confesso que não sou muito fã do Gnome. Então fica por tua conta explorar este universo novo.


Comentem, critiquem, fiquem à vontade!




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário