terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Obtendo ajuda: Aprenda a aprender!

Quando eu era criança e estava dando meus primeiros passos na escola, ouvi de uma professora de Ciências uma frase que jamais esqueci, e marcou minha personalidade para sempre:

"Meu filho, o difícil é aprender a ler; o resto está escrito!"

Esta é minha segunda lembrança mais antiga. O único outro grande evento em minha vida que lembro antes deste foi a morte de meu avô materno, quando eu tinha quatro anos!

Mas, qual o "por quê" desta introdução saudosista e melancólica? Simples: vivemos na Era da Informação! Nunca foi tão fácil obter informação, seja para o que for. Mas, curiosamente, as pessoas parecem não estar se dando conta disto...

Basta uma ou duas palavras-chave no Google para obter muita informação sobre elas. Por esta razão, talvez, surge um "efeito colateral" de ter tanta informação: a gente pode se perder no meio delas!

Uma boa "receita" para resolver o problema de tanta informação é saber filtrá-las. E aí me vem à mente outra frase memorável, desta vez vinda do "velhinho" Einstein. Ele dizia:

"Para obter a resposta certa, é preciso fazer a pergunta certa!"

Participo de vários fóruns onde pessoas aparecem fazendo perguntas que, por mais boa vontade que tenhamos em respondê-las, a gente termina ficando com mais dúvidas o que a própria pessoa que a fez!


Quando tudo der errado, leia o manual!

É praticamente impossível você adquirir algum produto que não venha com um manual de instruções, seja um carro, um Home Theater, um computador ou um Sistema Operacional como o openSUSE. E, sinceramente, somente quando não encontro um manual é que vou buscar ajuda, mas não sem antes ter tentado alguma coisa!

Tentar resolver os problemas por si mesmo é o primeiro grande passo para o aprendizado em um ser humano. E ainda que não obtenha pleno sucesso na empreitada, certamente terá queimado as etapas óbvias do processo. Assim, ao buscar ajuda, já foram eliminadas as coisas óbvias, facilitando e filtrando a pesquisa e a vida de quem estiver disposto a ajudar.


Onde estão os manuais do openSUSE?

Em vários artigos neste Blog eu citei locais onde encontrar ajuda para a utlização do openSUSE. Neste artigo, vou concentrar todos os locais onde você poderá obter ajuda para uma boa utilização do openSUSE.

O DVD de instalação

No DVD de instalação do openSUSE você encontra uma pasta chamada docu, de documentation ou documentação. Dentro dela, você encontra um PDF chamado startup_en.pdf. É o guia de introdução ao openSUSE. Pode ser um problema o fato de que ele está escrito em inglês. Por isto vamos ver onde encontrar a mesma informação em bom Português.

Documentação disponível online e em formato PDF


O site oficial para a documentação do openSUSE fica num servidor da Novell, fabricante do openSUSE. Eis o link: http://www.novell.com/documentation/opensuse112/

Embora os idiomas disponíveis sejam Inglês e Alemão, é lá onde certamente você encontrará toda a documentação oficial.

Existe também a comunidade em português de usuários do openSUSE. Seu endereço é: http://www.susebr.org/forum/index.php

Nela, sem muito esforço, você chega numa página com um link para alguns dos manuais oficiais da Novell traduzidos para o português do Brasil. Eis o link: http://www.susebr.org/forum/index.php/topic,5785.0.html

Já foram traduzidos para o português os seguintes manuais:

Manual de inicialização (pt_BR) - openSUSE 11.2
Guia rápido do Novell AppArmor (pt_BR) - openSUSE 11.2
Guia rápido do GNOME (pt_BR) - openSUSE 11.2
Guia rápido do KDE (pt_BR) - openSUSE 11.2
Guia rápido de instalação (pt_BR) - openSUSE 11.2

Destes, os que você deveria ler são: o Guia rápido de instalação, o Manual de inicialização e o Guia rápido do KDE (ou do Gnome).

O maior deles tem 500 páginas.


A famosa tecla F1

E tem também o sistema de ajuda do openSUSE, o susehelp! Basta abrir o menu ajuda de qualquer coisa e clicar no item Manual do qualquer coisa!


Como ler os manuais

Pode parecer absurda a idéia de que eu queira lhe ensinar como ler. É apenas uma dica, não se ofenda!

Quando uma pessoa precisa (ou tem que) ler um livro ou manual, e percebe que ele tem muitas páginas, a reação típica ou é desistir, ou ler afobadamente, querendo achar logo onde está a resposta para o problema que se pretende resolver. É ou não é?

Leitura descompromissada

Eu aprendi uma técnica chamada "leitura descompromissada". É muito simples: você lê todo o livro ou manual, mas sem a ansiedade de querer aprender tudo na medida em que lê. Simplesmente vai lendo...

Se não entender alguma coisa, siga em frente. Se achar que aquilo não interessa, mesmo assim leia, ainda que sem muito interesse(!). Vá folheando, lendo, até o final.

Quando a nossa mente está relaxada, ela consegue aprender mais facilmente qualquer coisa, ainda que pareça que não. É incrível, mas cientistas pelo mundo afora vem provando isto a cada dia!

Os dois tipos de conhecimento

Existem dois tipos de conhecimento: o que você tem dentro da cabeça; e o que você sabe onde encontrar. Este último é o mais importante!

Nosso cérebro é incrível. Embora seja uma falácia esta história de que a gente não usa nem 20% dele, é verdade que ele é uma "caixinha de surpresas"! É aí que entra a leitura descompromissada...

Ao ler todo um livro de forma relaxada e sem ansiedade, nosso cérebro vai guardando "palavras-chave" em um lugar que só Deus sabe onde é. Mas a questão fenomenal por trás desta "técnica" é que quando você se depara com um problema cuja solução está num livro ou manual que você tenha lido desta forma, o cérebro dá um "click" e você fica com aquela sensação de: "Peraí, eu sei que isto está por aqui em algum lugar..."



Qual o real obetivo deste artigo


Eu tenho três objetivos básicos em mente ao escrever este artigo:

o primeiro é que quero te estimular a encontrar as respostas para tuas perguntas;
o segundo é quero deixar aqui uma referência centralizada para a documentação do openSUSE e o Linux em geral;
Finalmente, vou concentrar meus esforços ao escrever artigos para este Blog em problemas cuja solução não é muito óbvia e que tenham um nível de dificuldade maior, onde só mesmo uma longa experiência com o openSUSE/Linux pode tornar uma pessoa capaz de resolvê-los. Para todo o resto, existem os manuais introdutórios.


Pega leve que os manuais, às vezes, confundem mais do que ajudam!

Tem também este "porém": é fato muito sabido que "técnicos" de um modo geral são péssimos didatas. Nossa, como escrevem de forma confusa!

Por estas e outras que muita gente faz sucesso escrevendo livros sobre coisas que deveriam ser óbvias e, principalmente, estar escritas nos manuais!

E é por estas e outras também que eu estou aqui, neste mundo interconectado, escrevendo este Blog.

Vou continuar escrevendo, dando dicas e macetes para uma boa utilização do openSUSE/Linux e, principalmente, "descriptografando" muitas vezes os manuais técnicos.


THE END



Comentem, critiquem, fiquem à vontade!




.

Um comentário:

  1. Parabéns, Amigo, pelo excelente blog!
    Sou iniciante no Linux. É a primeira vez que encontro um blog tão bem escrito, didático e bem intencionado.
    Continue este ótimo trabalho!
    Abraços.

    ResponderExcluir