sábado, 4 de novembro de 2017

Guia definitivo de instalação do OpenSuSE - OLD



Sobre este guia


Se você chegou nesta página, é porque deve ter clicado no link para a versão antiga, quando tratei desse assunto pela primeira vez.

Para ler o artigo que trata da última versão do openSUSE, e de fato o Guia definitivo de instalação do openSUSE, clique no logo acima, ou aqui mesmo!



Obrigado por visitar nosso Blog!


6 comentários:

  1. Baixei a versão 11.2 e preciso gravar num Pendrive bootavel. Tentei com Unetbootin mas não funcionou com o Opensuse.

    ResponderExcluir
  2. Veja se este artigo serve para você:

    http://www.vivaolinux.com.br/dica/OpenSUSE-a-partir-do-pendrive

    Ou este:

    http://www.susebr.org/forum/index.php?topic=4372.0

    ResponderExcluir
  3. Olá, primeiramente parabéns por este blog. Sou usuário win e agora que acabei de montar meu PC pessoal pretendo migrar para o linux; Faz bastante tempo que venho estudando aos poucos este ambiente e conhecendo alguns SO´s através de lives cd´s. Decidi utilizar de inicio o OpenSuse e este blog já é e será minha principal fonte de consulta.
    Tenho ainda um dúvida na instalação na parte de partição do hd: de inicio não vou mexer com dual boot, se tudo der certo, quero ficar apenas com o linux. Meu HD tá zerado, não tem nada instalado e é de 500 GB. Pelo que entendi o suse já vai sugerir um particionamento automático sda1 (swap)sda2 (raiz) e sda3 (home) correto? Caso eu queira futuramente (espero que não) fazer o dualboot, terei problemas com meus arquivos da home? Como no dual teria que instalar o windows primeiro, o particionamento deste reconheceria a sda Home como uma partição "D" ??
    minha dúvida é nessa parte, como particionar adequadamente meu hd de 500 GB pra utilizar agora só o linux mas pensando numa eventual possibidade de fazer um dual.
    abraço ...

    ResponderExcluir
  4. Bem, neste caso, sugiro que depois do processo de criação das partições como mostrado aqui, você clique em "Editar a configuração das partições" e DIMINUIR o tamanho da sda3 (home), deixando espaço para o windows mais tarde.

    Ou então você pode particionar "manualmente". Para isto, simplesmente selecione "Partcionamento personalizado" e depois apague todas as partições, antes de fazer o seguinte:

    1) crie uma partição sda1 para o windows, deixando-a com o tamanho que achar apropriado e formatando-a logo como NTFS;
    2) crie uma partição sda2 como swap (2GB);
    3) crie uma partição sda3 como root (/) (20GB);
    4) crie uma partição sda4 como /home, usando todo o espaço restante.

    Esta última sugestão visa deixar as coisas mais "fáceis" para o windows, quando ele for instalado.

    Além disso, lembre-se que o windows vai "detonar" sua MSB e dar um "sumiço" no GRUB, se você instalar ele depois do linux. Mas aqui mesmo no Blogo tem um artigo mostrando como reverter isto.

    ResponderExcluir
  5. Obrigado Cawasame ... vou seguir sua sugestão das 4 partições; mais uma vez parabéns por este espaço e compartilhar seu tempo e conhecimento.
    Freqüento o blog quase todos os dias pra descobrir cada vez mais este universo tão misterioso que me encanta tanto chamado "linux".

    ResponderExcluir
  6. Ok!

    Quero fazer uma correção: onde eu escrevi

    "Além disso, lembre-se que o windows vai "detonar" sua MSB e dar um "sumiço" no GRUB, se você instalar ele depois do linux."

    LEIA:

    "Além disso, lembre-se que o windows vai "detonar" sua MBR e dar um "sumiço" no GRUB, se você instalar ele depois do linux."

    MBR = Master Boot Record

    ResponderExcluir