Está tentando instalar o VirtualBox 5 no openSUSE Leap 15.0 e não está conseguindo fazer ele funcionar? Você já utilizava o VirtualBox 5 numa versão anterior do openSUSE e agora ele não funciona mais, após ter feito o upgrade para a versão 15.0?
Neste artigo, vamos mostrar como resolver isso muito facilmente. É tudo uma questão de informação.
ATUALIZAÇÃO EM 18/07/2018: a versão 5.2.16 funciona, com algumas ressalvas. Leia o artigo!
------------------ ATUALIZAÇÃO. EDITADO EM 18/07/2018 --------------------------------
A nova versão, a 5.2.16, ainda não está disponível nos repositórios oficiais. Você só irá encontrá-la para download no site do VirtualBox. Mas funciona na instalação padrão via RPM ou Script (.run), porém com as seguintes ressalvas:
Versão RPM
VirtualBox-5.2-5.2.16_123759_openSUSE132-1.x86_64.rpm
Foi preciso baixar a biblioteca libvpx1-1.3.0-8.1.x86_64.rpm diretamente da internet e instalar, pois ela é necessária e não existe em nenhum repositório oficial! Foi feita a seguinte pesquisa no Google:
Onde encontrei:
Em pkgs, foi baixado o pacote:
Depois de instalar esse pacote, foi possível instalar o RPM baixado.
Versão Script (.run)
VirtualBox-5.2.16-123759-Linux_amd64.run
Se você fica preocupado em baixar pacotes de sites não oficiais (e deve mesmo!), pode baixar a versão "All distributions (built on EL5 and therefore do not require recent system libraries)" e instalar, que funciona! Porém, ela vai para a pasta /opt/VirtualBox e será preciso reinstalar toda vez que houver uma atualização de Kernel. Mas isso você já sabia!
Bem, neste caso, você pode sempre usar o Modo 3 sugerido no artigo. Sempre funciona!
E se nada disso der certo?!
Bem, neste caso, você pode sempre usar o Modo 3 sugerido no artigo. Sempre funciona!
------------------ FINAL DA ATUALIZAÇÃO. Continue lendo ;-) --------------------------------
Modos de instalar o VirtualBox no openSUSE
Modo 1: fazer o download do pacote RPM do VirtualBox para o openSUSE e instalar;
Modo 2: adicionar o repositório fornecido pela Oracle para o VirtualBox no openSUSE e instalar o pacote pré compilado (virtualbox) através do gerenciador de software ou através do zypper;
Nenhum dos modos acima funcionou no openSUSE Leap 15.0!
Modo 3*: adicionar o repositório de ferramentas de virtualização da comunidade openSUSE e instalar o pacote pré compilado do virtualbox encontrado lá!
Ao menos por enquanto, esse foi o único modo que funcionou no openSUSE Leap 15.0!
* Existe um Modo 3 alternativo, mas vamos deixar para apresentá-lo ao final do artigo, pois ainda temos que fazer uma limpeza na área antes!
Limpando a bagunça!
É muito provável que, após ter tentado muitas vezes instalar o VirtualBox, você nem lembre mais o que fez! Bem vindo ao clube :-) Naturalmente, quando isso acontece, fica muito "fio desencapado" espalhado pelo sistema, e precisamos dar um jeito!
Antes de prosseguir com a dica que acabamos de dar, cerifique-se de remover todo e qualquer pacote ou vestígio do virtualbox que você tiver agora em seu sistema.
Um modo simples de fazer isso é abrir o Gerenciador de Software e pesquisar por virtualbox. Após a pesquisa, clique com o botão direito no painel que mostra os pacotes instalados (outros não) e selecione "Apagar" em "Tudo nesta lista".
Atenção! Certifique-se que digitou virtualbox no campo de pesquisa, e pode apagar tudo na lista sem medo.
A figura abaixo mostra esse procedimento sendo executado em nosso equipamento:
O repositório de Virtualização oficial da comunidade
O link para o repositório de virtualização da comunidade openSUSE para a versão Leap 15.0 é o seguinte:
http://download.opensuse.org/repositories/Virtualization/openSUSE_Leap_15.0/
Você pode adicioná-lo da forma que preferir. Acreditamos que a essa altura do campeonato você já sabe como adicionar um repositório,e por isso vamos deixar por sua conta fazer isso :-()
Instalando o VirtualBox
Agora que temos o repositório adicionado, a melhor maneira de instalar o virtualbox pré compilado para o openSUSE Leap 15.0 é, no Gerenciamento de software, selecionar "Ver" / Repositórios e clicar no repositório de virtualização que foi inserido. Após isso, e ao lado direito, localizar o pacote virtualbox, selecionando-o para instalação.
Após selecionar o pacote pré compilado do virtualbox, o Gerenciador de software irá adicionar todas as dependências de pacotes. Basta dar uma conferida e clicar em "Aceitar".
Rodando o VirtualBox 5 pela primeira vez no Leap 15.0
Depois de ter sido instalado, faltam duas coisas para que o VirtualBox 5 funcione redondo do Leap 15.0:
Habilitar o uso de portas USB no VirtualBox (USB passthrough);
Quando executamos o VirtualBox logo após a instalação ele nos mostra uma tela como a da figura acima!
Apesar do alerta, não vimos problema em habilitar essa feature. Até porque, a tela acima é mostrada toda vez que executamos o VirtualBox, se selecionamos "Disable"!
Instalar o pacote de extensão.
É muito provável que você sempre instale o pacote de extensão do Virtual Box, para adicionar funcionalidades extras. Se faz isso, será necessário instalar ele "manualmente" após a instalação.
OBS.: A build pré compilada está na versão 5.2.12-r122571 no momento em que escrevemos esse artigo, enquanto que a build no site já está na versão 5.2.14. Assim, para baixar o Extension Pack correto acesse a página Old Builds.
NOTA: Na figura acima, dá para ver que a release do Extension Pack baixada (a única encontrada foi a 122591) está diferente da instalada. Isso não gerou nenhum problema. Aparentemente, o importante é o número da release ser o mesmo!

Modo 3 alternativo: 1-Click Install
Neste tópico vamos revelar um "segredo", uma verdadeira "mina de ouro" para quem utiliza o openSUSE: trata-se do openSUSE Download Server!
Sempre que tiver um tempinho, não deixe de fazer uma "garimpagem" no openSUSE Download Server. Existem muitas "pepitas" por lá! Descobrir novos recursos e funcionalidades tem sido uma coisa muito frequente para nós, "garimpeiros" do Blog.
Foi garimpando no openSUSE Download Server que descobrimos o repositório de virtualização. Mas o principal motivo para estarmos falando sobre isso foi que, por causa de um aviso que vimos por lá, nos lembramos que o melhor lugar para procurar pacotes específicos é o Software Portal, o Portal de Software para o openSUSE.
![]() |
Pesquisando por virtualbox no Software Portal |
Como podemos ver na figura acima, pesquisando por virtualbox no Software Portal encontramos um pacote correspondente, e a interessante informação: "VirtualBox is an Emulator"! Clicando em "Obtenha", seremos direcionados a outra tela, como a mostrada na figura abaixo:

Ôpa, dá para ler alí: "Versão 5.2.12 Tamanho 11,9 MB openSUSE Leap 15.0"! Clicando em "Instalar diretamente", veremos o seguinte quadro de diálogo:
Para quem não conhece esse recurso, o 1-Click Install simplifica o processo de instalação de um pacote, pois por trás de tudo está o Yast! Através desse processo, o Yast inclui todos pacotes e repositórios necessários para a efetiva instalação do pacote em questão, ou seja, essa versão "alternativa", na verdade, deveria ser a principal, he-he. Ela faz todo o trabalho por nós: Inclui o(s) repositório(s) necessário(s) e instala o(s) pacote(s).
Mas, por que não mostramos isso desde logo no início?! Bem, lembram que tivemos que limpar uma bagunça antes? Pois é, foi por isso!...
É isso. Esperamos que o VirtualBox volte a funcionar para todos vocês!
Até o próximo...
Nenhum comentário:
Postar um comentário