quinta-feira, 5 de julho de 2018

Criando um USB Stick ou Pen Drive de Instalação do openSUSE





Direto ao assunto: neste artigo vamos mostrar como preparar um Pen Drive para que ele funcione como mídia de instalação do openSUSE. Simples assim. Isso é útil por uma série de razões e a principal delas é, ao nosso ver, para o caso de seu computador ou notebook não ter uma unidade de CD/DVD-ROM!

Mas, antes, vamos esclarecer que Pen Drive é também conhecido no confuso mundo da informática como "memory sticks," "USB sticks" ou "flash drives". A gloriosa Wikipedia tem uma pá de texto sobre esse assunto!

Se seu computador tiver menos que dez anos de vida, é muito provável que o BIOS permita dar BOOT por uma Pen Drive espetada numa porta USB qualquer! Uma consulta ao manual da placa mãe poderá tirar essa dúvida ;-) .


Selecionando dar BOOT por um USB Stick

O que você vai precisar nesse momento:

  1. Fazer o download da imagem (arquivo ISO) de instalação do openSUSE, DVD ou Network;
  2. Uma Pen Drive com pelo menos 5 GB de capacidade (DVD) ou 100 MB (Network);
  3. Um computador PC funcionando.
Por questões obviamente práticas, é melhor fazer o download no PC onde essa operação será realizada. É óbvio, mas era preciso dizer!

Agora uma coisa não muito óbvia é que se o PC onde você pretende instalar ou testar o openSUSE tiver portas USB 3.0 (conectores azuis), então é melhor você comprar um Pen Drive também 3.0. Como as taxas de transferência de dados na USB 3.0 são 10 vezes mais rápidas que na USB 2.0, o desempenho usando Pen Drivers de 3.0 será muito satisfatório. Enquanto o USB 2.0 dispõe de 480 Mb/s de velocidade, o USB 3.0 disponibiliza 4.8 Gb/s!


ATENÇÃO: Os procedimentos a seguir irão apagar todos os dados existentes no Pen Drive. Se quiser preservá-los, faça uma cópia!

Criando um USB Stick a partir do openSUSE


Se você estiver usando um PC que já tenha o openSUSE instalado, basta usar o SUSE Studio ImageWriter!


  • Se o "SUSE Studio ImageWriter" não estiver instalado, basta abrir o Yast -> Gerenciamento de Software, pesquisar por "imagewriter" e instalar o pacote.
  1. Abra o "SUSE Studio ImageWriter";
  2. Localize e selecione a imagem ISO que você fez o download;
  3. Selecione o dispositivo USB;
  4. Clique no botão "Write".

Isto pode levar vários minutos, dependendo do tamanho da imagem e da performance do hardware (PC e velocidade na porta USB).

Pronto!

Criando um USB Stick a partir do Windows


No Windows, os passos para preparar sua Pen Drive são os seguintes:



  1. Faça o download Universal USB Installer (GPLv2);
  2. Rode ele como você roda qualquer programa no Windows;
  3. Em "Step 1:" selecione "openSUSE" em Linux distribution;
  4. Em "Step 2:" informe onde está a imagem ISO que você baixou;
  5. Em "Step 3:" selecione seu dispositivo USB (Pen Drive);
  6. Finalmente, clique no botão "Create".


Isto pode levar vários minutos, dependendo do tamanho da imagem e da performance do hardware (PC e velocidade na porta USB).

Pronto!

Criando um USB Stick a partir de qualquer Linux


Se o PC que você estiver usando para preparar o USB Stick for outro Linux que não o openSUSE, então você pode fazer da seguinte forma:

UNetbootim no Windows

UNetbootim no Linux

  1. Faça o download do UNetbootin (GPLv2);
  2. Rode ele como você roda qualquer programa na sua versão de Linux;
  3. Selecione "Diskimage";
  4. Logo à direita de "Diskimage", selecione o tipo ISO;
  5. informe onde está a imagem ISO que você baixou;
  6. Selecione "USB Drive" em "Type:";
  7. Em "Drive:", selecione o nome do dispositivo (/dev/sdX ou alguma coisa assim);
  8. Click "OK".


Isto também pode levar vários minutos, dependendo do tamanho da imagem e da performance do hardware (PC e velocidade na porta USB), mesmo no Linux! ;-)

Pronto!


HORA DO BOOT!

Agora que o USB Stick está pronto, basta dar BOOT através dele, para fazer a instalação do openSUSE.

Cada PC tem uma prioridade de dispositivos através dos quais é possível dar BOOT. Geralmente, em primeiro lugar vem a unidade CD-ROM. Se não tiver nenhuma mídia "bootavel" na unidade, o BIOS Setup passa para o próximo da lista, que é o HD do sistema operacional. É aí que vem a primeira "pegadinha". É preciso informar ao BIOS Setup que você quer dar BOOT por um dispositivo "espetado" numa porta USB. Como isso varia muito de PC para PC, de BIOS Setup para BIOS Setup, vamos deixar para que você leia o manual da sua placa mãe, e ver como fazer isso! Mas...

...poderíamos encerrar o artigo nesse ponto. Todavia, e somente para ilustrar algumas "pegadinhas" que podem ocorrer mesmo tendo lido o manual atentamente e visto como o BIOS Setup funciona, vamos mostrar aqui um caso que aconteceu em um dos nossos computadores.


  • Após "espetar" o USB Stick numa porta USB disponível, ligar o PC, e entrar no BIOS Setup para informar que queríamos dar BOOT pelo USB Stick, chegamos nessa tela:



Huummm, 3rd Boot Device = Removable Dev., ou seja, um dispositivo removível é o terceiro da fila de prioridade de BOOT. Deve ser nosso USB Stick. Vamos colocar ele como o primeiro da fila e reiniciar...

NADA! Passou pelo CD-ROM, e depois foi pro HD!!

  • De volta ao BIOS Setup, e olhando a lista de Hard Disk Drives desse PC, vimos o seguinte:




  • Ôpa, Mass Storage Device é um dos sinônimos para USB Stick! Vamos então colocar ele como 1st Drive:



  • De volta à tela onde devemos configurar a "Boot Device Priority", vimos que nosso amigo apareceu! Hora de colocar ele como '1st Boot Device'!


  • E finalmente, ao reiniciar...





Agora sim!






Até o próximo artigo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário