segunda-feira, 18 de junho de 2018

LVM - Logical Volume Management - Case I

Use Case I - partição de boot "estourada"

Prosseguindo com nossa série sobre LVM, nesse artigo iremos mostrar uma caso real, que pretende responder a essa pergunta: Como resolver a falta de espaço na partição de boot? Ocasionada por esse problema: Partição do /boot cheia e não consegue fazer atualização!

Para resolver este problema, adotamos uma estratégia que vai servir para lhes mostrar como resolver duas situações que podem ocorrer na vida de um administrador de servidores ou desktops:
Como substituir um HD, sendo que este HD é por onde o sistema faz o BOOT e ainda contém a partição root?

Não faz ideia do quanto isso é (ou era) complicado? Então talvez não seja nem a hora para você estar lendo esse artigo! (a não ser que seja por mera curiosidade :-)

Se você é um curioso, ou está começando a aprender essas coisas, siga em frente, pois nosso estilo é Tutorial Mesmo, tipo aquela série de livros "Para leigos"...

Mas se você é um Ninja, e só está querendo rapidamente saber como fazer isso, no final do artigo mostramos uma lista de comandos, sem "figurinhas" e sem muito blá-blá...

quinta-feira, 7 de junho de 2018

LVM - Logical Volume Management - Parte III - Resolvendo problemas de espaço

Resolvendo problemas de espaço


Nesse artigo vamos ver como o LVM (Logical Volume Management) facilita nossa vida, ao permitir resolver muito facilmente a falta de espaço de armazenamento. Veremos isso de duas maneiras nesse artigo:
  1. The Easy Way: Iremos ver como adicionar um novo HD e "apresentá-lo" ao LVM;
  2. The Hard Way: Alternativamente, expandir a capacidade da configuração atual, seja aumentando a partição originalmente utilizada ou adicionando mais uma partição ao LVM.
Com esse objetivo em mente, vamos criar um cenário hipotético, mas que pode ocorrer com muita facilidade: um usuário está no processo de fazer um upgrade de versão do openSUSE, quando é avisado que falta espaço em disco para prosseguir com o upgrade!

terça-feira, 5 de junho de 2018

LVM - Logical Volume Management - Parte II - Abstraindo Physical Volumes

LVM - Abstraindo Physical Volumes


Cumprindo a promessa feita ao final do artigo anterior, vamos mostrar como criar o Volume Group datavg, bem como os Logical Volumes data1, data2, data3 e data4.

Mas nosso objetivo não é apenas cumprir uma promessa!
Nesse artigo pretendemos fazer um overview do LVM, bem como apresentar alguns comandos e procedimentos elementares.


sexta-feira, 1 de junho de 2018

LVM - Logical Volume Management - Introdução


As versões mais recentes do openSUSE, assim como praticamente todas as distribuições Linux, permitem usar configurações baseadas em Logical Volume Management (Gerenciamento Lógico de Volumes).

Se você administra um Servidor ou um Desktop, só conseguimos apontar vantagens em usar LVM!


Por que usar LVM - Logical Volume Management? 


O Gerenciamento Lógico de Volumes proporciona uma camada de abstração entre um sistema de arquivos e os discos ou partições.

Sem um gerenciamento de volume, uma vez que você tenha usado todo o espaço em um disco, seu sistema de arquivos não pode ser mais estendido. Não de forma simples!

Usando LVM, um sistema de arquivos é criado em um volume lógico. Um volume lógico é criado em cima de um grupo de volume, que por sua vez é criado usando um ou mais volumes físicos (discos ou partições). Deste jeito, um mesmo sistema de arquivos pode se espalhar por vários discos. Assim, se um sistema de arquivos se tornar cheio, ele pode ser estendido adicionando um novo volume físico (disco ou partição) ao grupo de volume ao qual faz parte, e depois simplesmente estendendo o volume lógico no qual ele está montado.