sexta-feira, 19 de agosto de 2011

LAMP: Linux, Apache, MySQL e PHP



Todo usuário um pouco mais avançado no Linux deve conhecer o termo LAMP. Para os que não conhecem, vou começar transcrevendo o que a Wikipedia tem a dizer sobre LAMP:

LAMP é um acrônimo para a combinação:
  • Linux
  • Apache
  • MySQL
  • PHP, Perl ou Python
  • Recentemente a letra P começou a fazer referência a PERL ou Python como linguagens de programação alternativas ao PHP.
A combinação dessas tecnologias é bastante popular devido ao baixo custo de aquisição (Software Livre) e também pela performance e escalabilidade. Um outro bom motivo para adoção do LAMP é a facilidade de trocar de servidor já que a grande maioria dos serviços de hospedagem contam com estes softwares. Isso para outras linguagens e bancos de dados normalmente é um inconveniente, tendo em vista as diferentes configurações e restrições dos servidores. PHP é uma linguagem de script e uma das vantagens é que não há o risco de você não ter o código fonte que está funcionando no servidor, diferente de Java e Asp.Net que são pré-compiladas.
 Neste artigo, não pretendo "chover no molhado". Mais do que mostrar como configurar o LAMP no OpenSuSE, pretendo mostrar como tirar algum proveito dele. Nesta linha de pensamento, vou mostrar como instalar o dotProject, uma alternativa Open Source ao MS Project, uma ferramenta para gerenciamento de projetos.