Muito bem, você instalou com sucesso o openSUSE Leap e acabou de fazer seu primeiro Login! Hora de fazer os primeiros ajustes após instalação!
Antes de mais nada, vamos abrir o Applet de configurações do sistema!
Configurações do sistema
Clique no Lançador de aplicativos e digite "Configurações do sistema", para localizá-lo. Aproveite a figura acima para visualizar que o Yast também apareceu na pesquisa. Memorize isso, pois iremos abrir ele mais tarde!
Tela e monitor
Role até a parte de baixo da tela de Configurações do sistema e clique em "Tela e monitor", para podermos ajustar a resolução da tela.
Escolha uma resolução que seja confortável aos seus olhos e clique em Aplicar.
Compositor
Aproveitando essa mesma tela, clique em Compositor.
Se você não sabe, o Compositor é o responsável pela "computação gráfica" no openSUSE, ou seja, pelos efeitos (ou pelos defeitos) especias na tela.
O Compositor costuma ser uma causa de instabilidades no sistema, por causa dos drivers da placa gráfica, que nem sempre são abertos pelo fabricante e os desenvolvedores Linux precisam criar drivers genéricos.
Então fica a informação: SE seu computador travar de vez em quando, enquanto você estiver na interface gráfica, experimente mudar a "Infraestrutura de renderização" para XRender.
DICA: Você pode também desabilitar/habilitar o Compositor durante uma sessão apertando simultaneamente Alt+Shift+F12.
Configurações Regionais - Idioma
Agora localize o ícone Configurações regionais e clique nele, para fazermos um pequeno ajuste no Idioma.
Como podemos ver na tela abaixo, não há nenhuma indicação do idioma preferido!
Localize "português do Brasil" do lado esquerdo e mova-o para o lado direito e depois clique em Aplicar.
Carteira do KDE
Esse é um item chato da KDE, ao menos para nós! A Carteira do KDE tenta ser uma coisa útil, memorizando suas senhas de acesso, com a teoria de que irá facilitar logins posteriores. Mas até hoje só tivemos aborrecimentos com a Carteira do KDE. Enfim, é aqui que você desabilita esse cavalo de tróia!
Basta procurar pelo ícone "Detalhes da conta" para chegar na tela acima e desabilitar o subsistema de carteiras do KDE, se assim o desejar!
Tela de autenticação
Em "Tela de autenticação" você pode mudar a tela de Login do openSUSE. Apesar de acharmos que a default é satisfatória, fica a informação! Para chegar nessa tela, procure pelo ícone "Inicialização e desligamento".
Sessão do Desktop
Sempre que você desliga o computador (ou encerra uma seção, dá no mesmo), o openSUSE pode memorizar tudo o que estava aberto. Assim, quando você fizer Login novamente, ele vai restabelecer a sessão do jeito que estava quando você a encerrou. Esse é o comportamento default!
Se você quiser que sempre que iniciar uma sessão tudo esteja "limpo", basta selecionar "Iniciar com uma sessão vazia" na painel "Na inicialização", como sugerido na figura abaixo.
Atualização de aplicativos e do Sistema
É muito provável que após a instalação existam algumas atualizações a fazer, ainda que você tenha instalado o openSUSE conectado à internet. A Comunidade openSUSE não pára de trabalhar, e praticamente todo dia sai alguma pequena (ou grande) atualização.
Fique atento a alguma mensagem no painel de notificações indicando que existem atualização a fazer. Caso isso ocorra, basta clicar no ícone da ferramenta de atualizações de aplicativos e depois no botão "Instalar atualizações".
O Yast!
O Yast é para o openSUSE o que o Painel de Controle á para o Windows! Todo e qualquer tipo de configuração que seja possível realizar no openSUSE pode começar a partir do Yast. Dito isto, vamos abrir o Yast, pois temos algumas configurações a fazer.
Repositórios de software e o PackMan
Uma vez no Yast, procure pelo ícone (ou Applet) "Repositórios de sofware" e clique nele, pois iremos adicionar um repositório importante.
Assim que a tela de configuração de repositórios de software abrir, clique no botão "Adicionar", depois selecione "Repositórios da comunidade", e finalmente clique em "Avançar"
Na tela seguinte, selecione o repositório "Packman Repository", e depois em "Ok", para adicionar o PackMan.
O PackMan é um repositório mantido por uma Comunidade de colaboradores e entusiastas do openSUSE. Nele você irá encontrar praticamente tudo o que você vai precisar para um uso de médio a avançado do Linux, como por exemplo CODECs para todos os tipos de áudio e vídeo, importantíssimos para funcionalidades multimidia no openSUSE.
Após adicionar o PackMan, é interessante também fazer uma organização de prioridades nos repositórios existentes. Sugerimos deixar numa ordem como a mostrada na figura abaixo:
Observem acima a ordem de prioridade que demos aos repositórios de 40 a 65. Como é de se esperar, quanto menor o número, maior a prioridade. Assim, estabelecemos o seguinte princípio:
40 e 45: Repositórios de atualização;
50: Repositório local de instalação (aponta sempre para a mídia que você usou para instalar o openSUSE);
55 e 60: Repositórios principais online (complementam a mídia de instalação. Mas são estáticos, não sofrem atualizações após o lançamento da versão);
65: O Repositório PackMan.
Mas, por que isso? Bem, não é raro o mesmo pacote de um determinado software estar presente em mais de um repositório da sua lista de repositórios. Essa ordem de prioridade significa que, caso isso ocorra, será instalado aquele que estiver no repositório com prioridade maior, e não necessariamente o que tiver o pacote com a versão mais atualizada. Embora possa parecer estranho, isso é o mais desejável.
Como nós colocamos os repositórios oficiais de atualização com prioridade maior, e eles só disponibilizam pacotes testados pela comunidade oficial do openSUSE, assim garantimos que em caso de "colisão", será instalada versão mais estável, e não necessariamente a mais atual.
Gerenciamento de software - Comutação de fornecedor
A regra de prioridades anterior, como toda regra, pode apresentar alguma exceção. E de fato apresenta!
Os pacotes de software e bibliotecas multimídia que são instalados pela distribuição oficial do openSUSE tendem a estar obsoletas ou defasadas, por causa do hiato entre a preparação e o lançamento da versão. Nesse caso em particular, é mais seguro confiar na Comunidade que mantém o PackMan!
Sendo assim, vamos "reprogramar" o openSUSE para que ele use o PackMan como fornecedor oficial das bibliotecas mantidas por ele (o PackMan). Isso garante que quem irá manter a atualização dessas bibliotecas e softwares será o repositório PackMan, independente daquela prioridade estabelecida nos repositórios. Para isto, precisamos fazer o seguinte:
localizar o Applet "Gerenciamento de software" do Yast;
Abrir a caixa de seleção "Ver" e selecionar "Repositórios";
Na lista de "Nomes", clique em "Packman Repository".
Feito isto, você deve estar vendo uma tela com a mostrada na figura abaixo:
Atente para um link escrito Comutar pacotes do sistema para as versões neste repositório (Packman Repository). Precisamos clicar nesse link para fazer a comutação de fornecedor!
Depois de clicar nesse link, provavelmente irá aparecer uma tela com uma lista para resolução de conflitos. Basta selecionar a opção que indica alteração de fornecedor openSUSE --> http://packman.links2linux.de, todas elas, e depois em "OK -- Tentar novamente".
Quando todos os conflitos forem resolvidos, você irá visualizar uma tela como a mostrada na figura abaixo:
Agora é só clicar em "Aceitar" que tudo vai dar certo!
Esse procedimento irá evitar ou resolver uma série de Bugs ou inconvenientes quando você estiver tentando ouvir uma música ou assistir a um filme!
SMPLAYER
E por falar em filmes, nosso player preferido é smplayer, que nada mais é que um front-end (GUI) para o mplayer. O mplayer é uma poderosa ferramenta de linha de comando para multimidia no Linux. De áudio a vídeo, codificação e decodificação, até mesmo fazer o RIP completo de um DVD ou Blue-Ray é possível com o mplayer e sua alma gêmea, o mencoder (que vem no pacote).
Dito isto, e aproveitando que estamos no Gerenciamento de software, vamos instalar o mplayer? Se quiser, basta ir no campo "Pesquisar" e digitar smplayer.
Ao selecionar o smplayer para instalação, o Yast irá automaticamente instalar tudo o mais que for necessário para que ele funcione: o mplayer e todos os CODECs de áudio e vídeo disponíveis no Packman (sim, o smplayer é disponibilizado pelo repositório do Packman).
DICA: uma outra ferramenta que vem no pacote do smplayer é o youtube-dl! Dá para imaginar o que ele faz? Isso mesmo: ele faz o download de um video no Youtube! Basta você passar o link para o video como parâmetro, que ele faz o download. Á, sim, o youtube-dl é uma ferramenta de linha de comando...
E assim terminamos nossos pequenos ajustes pós instalação do openSUSE. Esperamos que essas informações tenham sido úteis!
Até o próximo!...
Nenhum comentário:
Postar um comentário