segunda-feira, 6 de novembro de 2017

Guia definitivo de atualização do openSUSE



ATUALIZADO para incluir o openSuSE Leap

Manter o sistema operacional atualizado é sempre a melhor coisa a se fazer pois, por mais que a equipe de desenvolvimento faça testes, sempre aparece algum bug ou falha de segurança. Os hackers do mal estão sempre atentos a essas falhas e procuram tirar proveito delas! Por isso, atualizar seu Linux sempre que possível é uma questão de segurança.

Neste artigo vamos falar sobre como funciona o mecanismo de atualizações do openSUSE. No próximo artigo, vamos falar sobre como atualizar o KDE e o Firefox.

Atualizações automáticas

Normalmente, as atualizações do openSUSE são feitas de forma automática e você só precisará dar uns cliques de vez em quando.

A começar pelo fato que se durante a instalação do SuSE foi detectada uma conexão à internet, então o Yast irá configurar os Repositórios de atualização do openSUSE e irá atualizar o que for preciso.


Os Repositórios de Atualização do openSUSE

Para ver como estão as configurações de atualização em teu sistema, a alternativa mais comum é abrir o centro de controle do Yast. Então é só clicar em Repositórios de software, na seção Software. Observe a figura abaixo, antes de continuarmos.

Repositórios de atualização do openSUSE-12.3

>>> ATUALIZAÇÃO <<<

A partir do openSuSE Leap, as coisas mudaram um pouco! Ficou mais fácil abrir o "applet" de configuração de repositórios. Basta clicar no ícone do menu de aplicativos e digitar Repositório, para visualizar o ícone. As figuras abaixo dão uma ideia de como a coisa funciona.


Repositórios de atualização do openSUSE-Leap-42.2


Configurando os Repositórios

ATENÇÃO: Os repositórios de atualização são configurados automaticamente durante a instalação. Não precisa instalar nenhum deles, a não ser que você tenha selecionado as opções avançadas de instalação e não tenha configurado as atualizações automáticas. Leia todo o artigo, antes de fazer qualquer coisa!

Caso os repositórios não estejam configurados, temos que fazer isto já! Para fazer isto, precisamos saber a finalidade de cada um, e onde encontrar as informações. O melhor lugar é a página oficial de Repositórios do openSUSE. Mas não precisa ir até lá agora, basta continuar lendo o artigo.


O repositório Update

"Repository for official security and bugfix updates." -- Repositório oficial para atualizações de segurança e correção de bugs.

O repositório Update non-oss

"Repository of official security and bugfix updates for non-oss packages." -- Repositório oficial para atualizações de segurança e correção de bugs dos softwares Open Source.

O repositório Oss

"The main repository, open source software only." -- O repositório principal, apenas software Open Source. Todos os programas neste repositório são, seguramente, Open Source, ou seja, não tem nenhum tipo de restrição de patentes, licenças, etc.


"Non free (as in freedom) software, such as Flashplayer, Java, Opera, IPW-firmware, RealPlayer etc." -- Softwares não-livres, tais como Flash, Java, ...

O repositório do KDE

Aqui aparece um link para outra página, com uma infinidade de informações, certamente confusas para iniciantes. Calma, vou explicar isso tudo a seu tempo...

O repositório do Gnome

(Idem)

Adicionando os repositórios de atualização

A melhor maneira de adicionar os repositórios de atualização, caso isto não tenha sido feito automaticamente, é abrir o Yast e selecionar "Respositórios de software", na seção "Software". Feito isto, clique no botão adicionar. Você deverá ver uma tela como a mostrada abaixo.

Selecione "Repositórios da Comunidade" e clique no botão [ Próximo ]. Na tela seguinte, digite "Repositório" no campo filtre e aplique o filtro. Você deverá ver uma tela como a mostrada abaixo.


Selecione os repositórios como indicado na figura acima e clique no botão [ Ok ]. Pronto, repositórios de atualização configurados!

>>> ATUALIZAÇÃO <<<

Mais uma vez, a partir do openSuSE Leap, as coisas mudaram um pouco, como podemos ver na figura abaixo.

Nas versões mais novas, a listagem é "filtrada", excluindo os repositórios já configurados!


Efetivando as Atualizações

Uma vez configurados os repositórios de atualização, existem várias maneiras de efetivar uma atualização.

Modo automático

>>> ATUALIZAÇÃO <<<

A partir do openSuSE Leap o "Apper" deixou de existir, tomando seu lugar um "processo de atualização de aplicativos", semelhante ao "Windows Update".

Assim, se quiser, pode "pular" toda essa seção antiga falando do KDE e do Apper, que vou deixar aqui para a história!



Atualização de Aplicativos a la openSuSE Leap

As duas figuras a seguir mostram o "Atualizador de aplicativos" que aparece na bandeja junto ao relógio, sempre que existem atualizações disponíveis.

Basta clicar em [ Instalar atualizações ] para deixar seu openSuSE sempre atualizado!

Certamente, esta é a melhor maneira e a menos aborrecedora.


Modo "manual" mesmo

Se você sabe que saiu alguma atualização importante e não quer esperar o tempo programado, ou se você acabou de configurar os repositórios, certamente você vai querer forçar as atualizações.

Às vezes, também, o "Atualizador de aplicativos" falha ao atualizar, devido a algum conflito de pacotes ou outra situação que precise de uma intervenção humana. Nestes casos, você deve selecionar a opção "Atualização online", na seção "Software" do Yast, como mostrado na figura abaixo.


 Após aguardar um certo tempo, será mostrada uma tela como esta:



Basta agora clicar no botão [ Aceitar ] para que as atualizações ocorram.

NOTA: Quando há algum conflito de pacotes, o Yast mostra uma mensagem informando o conflito e te dá algumas opções de resolução do conflito. Basta ler com atenção e selecionar a melhor opção para você, que tudo dará certo.

>>> ATUALIZAÇÃO <<<

Pra variar, a partir do openSuSE Leap esse processo ficou com as telas ligeiramente diferentes, embora com o mesmo resultado. As três figuras a seguir mostram como ficaram.







Finalmente, tem o comando zypper up!

Você também pode utilizar o utilitário de linha de comando zypper para fazer as atualizações. Basta abrir um Terminal de linha de comando e digitar

sudo zypper up

Serão mostradas todas as opções de atualização disponíveis e você poderá prosseguir ou não com as atualizações via linha de comando. Veja a tela abaixo:



Comentem, critiquem, fiquem à vontade!



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário