Devido a mudanças significativas em minha vida, estive um pouco "fora do ar" e deixei o Blog ficar desatualizado.
O Blog começou quando eu ainda usava o openSuSE 11.2. Depois desta pausa, o Blog carece de "matérias" atualizadas, tendo em vista que o openSuSE 11.4 já está há um certo tempo "no ar".
O Blog começou quando eu ainda usava o openSuSE 11.2. Depois desta pausa, o Blog carece de "matérias" atualizadas, tendo em vista que o openSuSE 11.4 já está há um certo tempo "no ar".
Bem, abrindo caminho para uma séria de "matérias" que tenho em mente, vou falar sobre o CloneZilla. Primeiro, porque o CloneZilla é uma ferramenta muito boa para técnicos de suporte (e estou falando também do outro sistema operacional :-), e também para usuários comuns. Mas, o que é o CloneZilla?
Seus criadores dizem o seguinte:
Seus criadores dizem o seguinte:
What is Clonezilla?
You're probably familiar with the popular proprietary commercial package Norton Ghost®. The problem with these kind of software packages is that it takes a lot of time to massively clone systems to many computers. You've probably also heard of Symantec's solution to this problem, Symantec Ghost Corporate Edition® with multicasting. Well, now there is an OpenSource clone system (OCS) solution called Clonezilla with unicasting and multicasting!
Clonezilla, based on DRBL, Partclone and udpcast, allows you to do bare metal backup and recovery. Two types of Clonezilla are available, Clonezilla live and Clonezilla SE (server edition). Clonezilla live is suitable for single machine backup and restore. While Clonezilla SE is for massive deployment, it can clone many (40 plus!) computers simultaneously. Clonezilla saves and restores only used blocks in the harddisk. This increases the clone efficiency. At the NCHC's Classroom C, Clonezilla SE was used to clone 41 computers simultaneously. It took only about 10 minutes to clone a 5.6 GBytes system image to all 41 computers via multicasting!
Independentemente do seu grau de expertise, o Clonezilla pode te ajudar muito!
Uma das coisa mais chatas da vida é instalar e configurar um Sistema Operacional. Outra coisa também muito chata é quando uma situação adversa qualquer faz uma tremenda bagunça no Sistema Operacional que funcionava bem.
Imagine poder recuperar-se de um desastre destes em menos de cinco minutos! O Clonezilla faz isto! Como? Restaurando uma Imagem. Basta que você a tenha criado previamente.
O CloneZilla é tão simples e prático, que é mais difícil falar do que fazer. Por isto, vamos deixar de blá-blá-blá e vamos passar para a prática.
Neste primeiro artigo vou mostrar como criar a(s) imagens(s).
Obtendo o CloneZilla
Para obter o Clonezilla, basta fazer o download Clonezilla live ISO file, para boot via CD. Existe também a versão para USB flash drive (pendrive), mas vou usar a versão CD neste artigo. Clique aqui para ir até a página download.
Após "queimar" um CD com a imagem baixada, basta colocá-lo na unidade e "rebootar" o computador.
Criando a imagem
Vou passar a sequência de imagens capturadas durante todo o processo de criaçao de uma imagem, explicando o que julgo necessário saber em cada fase.
Fig3
Fig4
Fig5
Fig12
device-image significa que você quer fazer o clone de um dispositivo (HD) para uma imagem (que naturalmente será salva em outro HD ou outra partição no mesmo HD).
device-device significa que você quer fazer o clone de um dispositivo (HD) para outro dispositivo (HD). É como se fosse fazer uma "xerox" de um HD em outro!
Fig6
Agora você deve informar onde você quer fazer a imagem.
local_dev significa salvar a imagem em um dispositivo local, ou seja, um dispositivo "plugado" na máquina onde você está trabalhando.
As outras opções são para quando você estiver em uma rede e quiser (e puder) salvar a imagem em outra máquina na mesma rede.
Fig7
Escolhido local_dev, você precisa informar qual o dispositivo (disco, partição, pendrive, etc) que vai usar como repositório da imagem. Neste exemplo, vou criar a imagem em /home/cawasame/, sendo que a partição /home foi montada em sda3 (uma partição em separado da partição raz / ) e cawasame é o meu id de usuário.
Fig8
Complementando o que foi dito anteriormente, veja que sda3 já foi "montada". Bastou selecionar a pasta cawasame, para continuar.
Fig9
Fig10
No hora de fazer a imagem, a opção Beginner é sempre a melhor escolha. Uso o CloneZilla há muito tempo e nunca senti a necessidade de usar o modo Expert, para fazer a imagem.
Fig11
Hora de escolher o que vai ser salvo na imagem. Note que você pode salvar o disco inteiro (savedisk) ou partiçoes (saveparts). Neste exemplo vou salvar a partição de boot (ou root ou / ).
Fig12
Fig13
Dando um nome mais sugestivo à pasta que irá conter a imagem.
Fig14
Acima, foi selecionada a partição a ser salva na imagem. Neste exemplo, sda2 é a partição de boot do sistema.
Fig15
Após selecionar
Fig16
...um aviso final e...
Fig17
Voilá!
Fig18
Final da operação! Desligar ou reiniciar são as opções que fazem mais sentido agora. Vamos selecionar (1) Reboot.
Fig19
Fig20
Resultado da operação!
No próximo artigo mostrarei como restaurar esta (e outras) imagem, em caso de "crash" no sistema.
...
Nenhum comentário:
Postar um comentário